Home Artigos Fique por dentro Sala de imprensa Fale conosco

Seja Voluntário

hr

Seja Voluntário

E ganhe um mundo melhor! Aqui estão reunidas dicas de como ser um voluntário e exemplos concretos do que pode ser feito. São exemplos práticos, que podem ser implantados na comunidade ou no meio onde você vive. Fique por dentro!

O que é ser Voluntário

É realizar um trabalho por impulso solidário; dedicar parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social; acreditar que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade; e estar disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar a comunidade onde se vive. Todos podem ser voluntários, independentemente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser. Mas o trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.

O que é Voluntário

Por meio do voluntariado, é possível produzir uma mudança positiva tanto nas pessoas quanto na sociedade, especialmente no que se refere à justiça social, à distribuição de recursos e de oportunidades. Dedique parte de seu tempo fazendo algo de que você goste e que beneficie alguém ou uma comunidade!

Papel do Voluntário

O voluntário deve escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar. Em todas essas ações, a ética vem em primeiro lugar. Não prejudica seu trabalho dentro de uma empresa ou em sua atividade profissional regular por conta de sua atuação social. Aproveita as habilidades desenvolvidas com o trabalho voluntário em sua atividade profissional e vice-versa. Capacita-se cada vez mais para aperfeiçoar sua atuação como líder. Atua com responsabilidade, cumprindo os compromissos assumidos com a atividade voluntária e com sua profissão. E age conforme os princípios da causa que defende.

O que pode ser feito

Para começar um trabalho voluntário, é preciso identificar as necessidades da comunidade ou bairro, procurando escolas, organizações ou instituições sociais para se oferecer como voluntário. Veja abaixo algumas sugestões:

Na escola:

participar da vida da escola; ajudar alunos com aulas de reforço; organizar mutirões e campanhas de arrecadação de roupas ou alimentos; ser um contador de histórias; promover palestras; ajudar nas gincanas e campeonatos esportivos; organizar a confecção de um jornal escolar.

Na saúde:

participar ativamente de campanhas de saúde pública; ajudar nas atividades diversas de hospitais e centros de saúde; doar sangue; incentivar grupos de apoio mútuo; dar apoio domiciliar a doentes ou portadores de deficiência.

No esporte, lazer e cultura:

organizar eventos culturais, esportivos e de lazer no seu bairro; ajudar em atividades de manutenção do patrimônio histórico da sua cidade; dar aulas relacionadas a artes e esportes.

No meio ambiente:

organizar mutirões de limpeza em espaços públicos; ajudar em projetos de reciclagem no bairro; promover atividades de educação ambiental.

No apoio técnico-administrativo a entidades:

ajudar na organização administrativa; desenvolver sistemas de informática; dar assessoria e promover melhorias nas instalações; promover treinamento técnico e administrativo.

Organizações Sociais

Se quiser iniciar um trabalho voluntário, alguns sites podem facilitar seu trabalho. O site da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC) disponibiliza informações de instituições filiadas que precisam desse tipo de apoio. http://www.feac.org.br
O Centro de Voluntariado de São Paulo - CVSP - é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que faz parte de uma grande rede de centros de voluntariado de todo o Brasil. Hoje, é considerado um centro de capacitação em voluntariado e um espaço de articulação e mobilização. Entre no site e conheça as diversas maneiras de ser voluntário. http://www.cvsp.org.br


- ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (http://www.abong.org.br)

- Portal do voluntário - Busca incentivar o serviço voluntário. Traz relatos de pessoas e instituições, arquivos para download, oportunidades e mais. (http://portaldovoluntario.org.br/)

- Faça Parte - Portal do Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Voluntário, a principal instância de coordenação das atividades do Ano Internacional do Voluntário. (http://www.facaparte.org.br)

- PROGRAMA VOLUNTÁRIOS - http://portaldovoluntario.org.br/

Seja Volutário

hr