Invista nesta causa

Como montar uma biblioteca

Aqui vão algumas dicas de como montar uma biblioteca aconchegante e interessante. Vale lembrar que uma biblioteca é mais importante quando se torna, efetivamente, um espaço de formação de leitores do que, simplesmente, um depósito de livros. Em 1980, a Unesco definiu os principais objetivos de uma biblioteca para a Educação Infantil:

Proporcionar à criança a oportunidade de experimentar a biblioteca como lugar mágico de encontro com os livros e com o restante da comunidade educativa.

Estabelecer o contato da criança com o livro de maneira lúdica.

Ajudar a criança a adquirir hábitos relacionados ao comportamento em uma biblioteca.

Ensino fundamental

Aprofundar a relação da criança com a biblioteca como um local "mágico", que permite saciar sua curiosidade.

Despertar, criar e aumentar o gosto pela leitura.

Desenvolver a imaginação e a criatividade por meio dos recursos que a biblioteca oferece.

Aprofundar as noções de comportamento adequado ao espaço da biblioteca.

Aprender a pesquisar, organizar e utilizar a informação disponível.

É interessante que uma biblioteca possua outros materiais de pesquisa além de livros, como jornais, revistas, postais, mapas, globos terrestres e CDs.

Organização

Manter o acervo organizado é importante para estimular a relação das crianças com os livros. Elas também se tornam responsáveis pela manutenção da ordem e se sentem parte deste espaço.
A presença de um bibliotecário é fundamental para a catalogação correta e a separação por temas dos materiais disponíveis à consulta. Esta organização ajuda a encontrar e devolver os livros em seus lugares e permite o controle periódico do acervo. Mais que isso, o bibliotecário pode ajudar a pesquisa dos consulentes.

Espaço físico

Em primeiro lugar, defina o local onde a biblioteca será montada. Feito isso, é preciso uma infraestrutura mínima, composta por prateleiras, mesa e cadeiras, um fichário e, de preferência, um computador para controle dos livros e dos usuários. Além disso, alguns detalhes devem ser observados:

Ter boa iluminação. No entanto, os livros não podem receber a luz direta do sol.

Deve ser aconchegante, atrativo, acessível e silencioso. Bibliotecas devem ser frequentadas, pois a circulação de pessoas diminui a incidência de insetos.

Deve ter espaço de leitura individual e para trabalhos em grupos.

Mantenha sempre um espaço entre os livros e a parede, pois a umidade permite a criação de fungos. Prefira estantes de metal para ajudar na conservação dos livros. Se a sua estante de livros for fechada, procure abri-la constantemente para arejá-la.