Nossos Livros

Livros infantis

Coleção Amigos Especiais

A coleção Amigos Especiais procura valorizar a diversidade e as diferenças, mostrando às crianças que todos nós, de alguma forma, somos pessoas diferentes. Nossa história de vida, nossos valores, nossos hábitos e o meio em que vivemos nos transformam em pessoas únicas e especiais. Por isso, devemos tratar a todos com o mesmo respeito que gostaríamos de receber, independentemente de nossas capacidades e de nosso talento.

Acrobat Reader Diogo e Olívia

Diogo e Olívia

Autor(a): Patrícia Secco
Tema: Diversidade

Assunto: amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Durante as férias, dois amigos descobrem, um com o outro, os hábitos da vida saudável, como comer melhor, a importância dos exercícios físicos e os horários ideais para fazê-los, como cuidar da pele, etc. No livro de atividades, as crianças, além de aprender sobre o tema, também podem colorir as ilustrações. Os direitos desta obra foram doados, pela autora, à Fundação Sobeccan.

Download do livro Download do livro de atividades Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: Escola Municipal João Monteiro
Localidade: Marica / RJ
Comentário: O livro beneficiou toda a comunidade escolar.
Atividades: Leitura da história; socialização; desenho livre; álbum de fotografia, com o objetivo de registrar os momentos do projeto.

hr Felicidade das borboletas

Felicidade das borboletas

Autor(a): Patrícia Secco
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Marcela é uma menina especial que a cada dia desenvolve novas habilidades. Ela é cega, mas explica como é enxergar a felicidade com o coração.

Download do livro Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: Centro de Referência da Assistência Social- CRAS
Localidade: Forquilha / CE
Comentário: O livro é muito bom para ser trabalhado a questão do que nos faz ser uma pessoa diferente da outra, e que nos faz ser especial.
Atividades: Foi feito uma contação de histórias para o dia do neto, onde participaram 20 (vinte) idosos e seus netos. Após a leitura foram lançadas as perguntas: o que é ser especial? O que nos torna especial? Depois da roda de conversa, houve um momento de carinho e afetividade com a dinâmica do fechar os olhos e se imaginar deficiente visual, e enxergar a partir do toque. Os idosos acariciaram os seus netos e em seguida os netos acariciaram seus avós.

Instituiçao: AMAS Vila Medeiros
Localidade: São Paulo / SP
Comentário: Os livros são ótimos e proporciona facilidade para o entendimento das crianças. Eles se tornaram fãs da autora e amam os livros.
Atividades: Leitura dos livros; pesquisa sobre vida e obra dos autores; dinâmicas e jogos, usando os personagens que conheceram; criação de histórias diferentes; desenhos sobre os livros, confecção e montagem de painel e elaboração de depoimentos sobre os livros e autores.

Instituiçao: Centro Educacional Municipal Dona Lili
Localidade: Balneário Camboriú / SC
Comentário: O livro aborda o tema com delicadeza e deixa uma mensagem maravilhosa sobre adversidade.
Atividades: A história foi contada por uma borboleta (caracterização) com os alunos de olhos vendados. Em seguida pedimos que descrevessem a sensação que tiveram com a venda nos olhos, ouvindo somente os sons. Foi ressaltada a importância de cada um dos sentidos do nosso corpo e como podemos superar a perde de um deles. Foi feita a brincadeira "caixa dos sentidos" onde as crianças adivinharam os objetos que estavam dentro da caixa e puderam vivenciar a experiência da personagem da história.

hr Grande dia

Grande dia

Autor(a): Patrícia Secco
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Rodrigo é um garoto especial. É um cadeirante, mas isso não o impede de participar do jogo de futebol.

Download do livro Versão Page Flip

hr João, preste atenção!

João, preste atenção!

Autor(a): Patrícia Secco
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: O pequeno João descobre que tem dislexia. Todos os seus amigos e familiares vão ajudá-lo, fazendo com que se sinta capaz de fazer muitas coisas.

Download do livro Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: E.M. João Monteiro
Localidade: Maricá / RJ
Comentário: Destina-se ao trato com crianças que apresentam dificuldades e que, portanto, devem ser tratadas com respeito, sem distinção das demais.
Atividades: Escolha e leitura do livro “João Preste Atenção”; comentário sobre o que entenderam e o que acharam de melhor na história; desenho livre do que mais gostaram de ouvir da história; roda de leitura livre com as crianças; comentário descontraído das histórias escolhidas; desenho espontâneo sobre as histórias lidas ou comentadas por eles; culminância “Álbum de fotografia ”: fotos dos momentos realizados pela oficina; parte integrante do Projeto Família-Escola; entrega dos livros infantis doados pela Fundação Educar DPaschoal para as crianças participantes da oficina; o restante dos livros foram doados à biblioteca da escola para o benefício de todos os alunos da unidade escolar.

hr Juliana pra lá de bacana

Juliana pra lá de bacana

Autor(a): Cláudia Cotes
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Este livro nasce de um pedido de uma poetisa de 13 anos, paciente do Hospital Infantil Boldrini. Juliana era uma menina sensível e muito feliz, apesar das privações que a doença lhe causava. Através de sua poesia, muitas crianças e adultos podem aprender a valorizar as coisas simples da vida.

Download do livro Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: JARDIM DE INFANCIA MUNICIPALIZADO PROFESOR MURILO BRAGA
Localidade: BARRA DO PIRAÍ / RJ
Comentário: ACHEI UM LIVRO MUITO RICO PRA SER TRABALHADO, PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS NESSA FAIXA ETÁRIA, ONDE A CONSTRUÇÃO DO SER É CONSTANTE.
Atividades: O LIVRO ESCOLHIDO FOI TRABALHADO NAS RODAS DE LEITURA, SENDO CONTADO EM CAPÍTULOS E A CADA CAPÍTULO O PROFESSOR DA TURMA DESENVOLVIA UMA ATIVIDADE, ENFATIZANDO OS VALORES. AO FINAL DA CONTAÇÃO, CADA TURMA ESCOLHEU UM POEMA PARA REALIZAR A CULMINÃNCIA DO PROJETO. NA CULMINÂNCIA COM A PRESENÇA DOS PAIS, OS ALUNOS APRESENTARAM DRAMATIZAÇÕES, DECLAMAÇÕES DE POESIAS DO LIVRO, JOGRAL, ATIVIDADES PLÁSTICAS (PINTURAS, DESENHOS, DOBRADURAS) E MÚSICAS.

hr Voz da estrela

Voz da estrela

Autor(a): Cláudia Cotes
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Uma história nascida de uma parceria entre a Fundação Educar e a Associação Viva Cazuza, que fala sobre o preconceito e a falta de informação sobre a aids e como isso pode comprometer o desenvolvimento e a felicidade de uma criança.

Download do livro Versão Page Flip

hr Casa amarela

Casa amarela

Autor(a): Keyla Ferrari
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: O livro conta a história de uma família que reside numa casa amarela e tem um filho chamado Cauã. Os pais do garoto vivem tristes e angustiados, pois o filho tem dificuldade em se comunicar com eles e com o mundo. Até que um dia, na escola de Cauã, um mímico se apresenta e a professora percebe a interação do menino com ele. Como esta história vai mudar?

Download do livro Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: EMEIF GOVERNADOR FRANCO MONTORO
Localidade: Álvares Machado / SP
Comentário: Através do tema deste livro pudemos realizar um trabalho voltado à humanização com princípios de igualdade, solidariedade e cooperação. Tais limitações podem ser superadas e a partir delas desenvolver outras habilidades.
Atividades: Apresentação da história através de questionamentos, levando em consideração os conhecimentos e experiências dos alunos sobre o assunto. Os alunos acompanharam a leitura do livro em mãos, sendo utilizado como recurso as ilustrações ampliadas. Confecção de um varal deixado na sala de aula. Música com sinais: alfabeto da Xuxa; atividades de mímica e atividades para executar ações utilizando placas de orientações.

Instituiçao: Escola Municipal Profª Laura Andrade
Localidade: Joinville / SC
Comentário: Muito bom. Trabalham as diferençãs de uma forma agradável, e que chama a atenção das crianças
Atividades: Leitura compartilhada; interpretação da história; transformação para história em quadrinhos e palestra com um deficiente visual.

hr Menino genial

Menino genial

Autor(a): Keyla Ferrari
Tema: Diversidade

Assunto: Amizade, cidadania, necessidades especiais e voluntariado

Descrição: Aceitar as diferenças com muito amor é uma das mensagens retratadas no livro Um menino genial, da autora Keyla Ferrari. Trata-se de uma história que pode acontecer com qualquer família. Maria Clara, uma menina de 11 anos, sonhava em ter um irmãozinho. Um dia, finalmente, seu desejo é realizado e nasce Artur, um menino muito especial. O livro procura mostrar que somos todos diferentes e, por isso, não devemos ter preconceitos e julgar, criticar ou discriminar alguém por ser diferente das outras pessoas.

Download do livro Banco de ideias Versão Page Flip

Instituiçao: Biblioteca Publica Municipal de Barra Mansa Professora Adelaide da Cunha Franco
Localidade: Barra Mansa / RJ
Comentário: O tema foi abordado de maneira natural e a ilustração é maravilhosa, as crianças adoraram. Assim podemos tratar de assuntos complexos de uma forma bem mais leve.
Atividades: 1ºmomento: Visita pela Biblioteca e explicação do funcionamento de cada setor. 2ºmomento: Apresentação do livro. 3ºmomento: Narração da história e apresentação das ilustrações. 4º momento: Converrsa sobre o tema tratado na história. 5º momento: Atividades complemetares: desenhos , brincadeiras e jogos.

Instituiçao: Escola Estadual de Ensino Fundamental Giovani Mognon
Localidade: São Domingos do Sul / RS
Comentário: Um livro que conscientiza e mostra a realidade.
Atividades: Leitura do livro; interpretação do texto, confrontando- o com a realidade em que vivem; desenhos; frases e confecção de cartazes. Produção de textos e exposição; encenações e teatros. Visita à uma família que tem um filho com síndrome de down. Socialização com os alunos.

hr Bicho-carpinteiro

Bicho-carpinteiro

Autor(a): Cláudia Cotes
Tema: Diversidade

Assunto: hiperatividade, arte, criatividade.

Descrição: Rafael tem muita energia para brincar e não consegue ficar parado nem um minuto. A escola, os pais e alguns profissionais ajudam o menino a descobrir na Arte, um modo de extravasar toda a criatividade e a se desenvolver. O talento dele agrada muita gente e nos ensina algumas lições.

Download do livro Versão Page Flip

hr