Notícias

Artigos


Livro e a leitura

“Abrir um livro é empreender uma viagem para um novo mundo. Fazer descobertas, obter conhecimentos, estimular o imaginário”. Através da leitura, pode-se viajar e adquirir um universo de conhecimentos, contidos em manuscritos, em histórias variadas, em obras de escritores, de todos os tempos, em jornais, em revistas, em periódicos..., que se encontram armazenados nas salas das grandes bibliotecas, espalhadas por diversas cidades. 

No século XIX, o Brasil abrigava uma das maiores bibliotecas da América. Entretanto, quando Dom João VI voltou para Portugal, deixou aqui, no Brasil, o seu filho Pedro, a cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Real e o seu busto esculpido em mármore. Mais tarde, com o tratado de Paz e Amizade, de 29 de Agosto de 1825, Dom Pedro indenizava a Família Real pelos bens e propriedades deixados, no Brasil, a antiga Terra de Santa Cruz, e , dentre eles , estava a famosa Biblioteca Real, que, desde 1822, tornou-se o maior acervo cultural da sociedade brasileira. Nela se encontram , também, cópias de livros sagrados, fotografias, gravuras, discos de vinil, partituras.., e , com a era da informática o CD-ROM e os livros digitais fazem a página da Biblioteca Nacional na Internet. Ainda, no seu interior, existem coleções preciosas de reis, de nobres, de políticos, de religiosos, de escritores, de cientistas, de amadores, desde uma modesta criação como o folheto de Cordel ( literatura popular do Nordeste do Brasil), a um luxuoso pergaminho da era renascentista; todos têm o seu lugar na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, porque lá, há sempre um espaço reservado que ajuda a contar a história do Brasil e do mundo. 

Sabe-se que a leitura amplia os conhecimentos e nos leva além dos limites de tempo e espaço, permitindo que entremos em contacto com o espírito humano de todos os tempos – do homem primitivo ao homem dos dias atuais.O grande filósofo grego, Aristóteles dizia “ que o homem tende por natureza ao conhecimento”. 
Dr. Osler comenta que o homem é moralmente são aos trinta anos, mentalmente rico aos quarenta e sábio aos cinqüenta ou nunca.”No entanto, muitos ainda não descobriram o poder que tem o hábito de ler e o enriquecimento que a leitura proporciona à pessoa. Ela leva o leitor a reestruturar as suas significações pessoais, e traz para fora algo novo, e assim, quanto mais se lê, mais se aprende. Porque é impossível separar a leitura da escrita, à medida que se lê, escreve-se

Luciah Rodriguez (vitória – ES)


Ver todos