Notícias

Artigos


Protesto

_ Está tudo mudado! As coisas não estão como antes, disse a raposa. 
E o tatu ouvindo a lamúria da comadre raposa, pergunta: 
_ Está faltando alimento para a senhora? Eu nunca a vi tão triste ultimamente... Parece que está esperando o fim do mundo, disse o tatu apreensivo. 
E a raposa com o ar de deboche desabafa: 
_ Compadre, tatu, os fins dos tempos estão aí! E só você ser mais esperto e dar uma voltinha pela redondeza. Veja o que está acontecendo à sua volta! 
_ Não precisa ir muito longe! _ exclama a raposa. O senhor tem conseguido água pura e cristalina para beber? Tens raízes, frutas maduras para comer? Viu como estão os rios atualmente? É um desrespeito com a natureza , como vão viver futuramente os homens e os animais? _ Pergunta a velha raposa zangada. 
_ É verdade, dona raposa, olhando assim, a senhora tem toda razão! 
_ Ontem mesmo, estava procurando algo para comer e sabe o que encontrei? Restos de poluição que os humanos deixaram logo ali. Eram latas vazias, saco plásticos e muitas pontas de cigarros, tinha até pneus ! Aqui na floresta não usamos automóveis e nem somos borracheiros, temos ali perto das montanhas, o borrachudo, que por sinal dão muito trabalho para eles quando estão aqui. Mas, eles usam um tal de repelente que espanta todo o inseto . 
Olha, vim para cá muito triste! Eles fizeram uma zoeira, fiquei pensando no pobre bem-te-vi . Estava em cima de uma aroeira cantando desolado. Até algumas frutas que estavam no pé de goiabeira, eles levaram ainda verde... 
_ Então seu, tatu, que o senhor fez? _ interroga dona raposa. 
_ Fui para a minha toca chorar. Até que apareceu um pássaro e trouxe o alimento para mim.Do jeito que estamos temos que mudar de lugar, disse a raposa preocupada... 
_ Ontem, encontrei nas minhas andanças pela floresta, o sábio vaga -lume. 
_ E o que ele falou, dona raposa, trouxe novidade? 
_ Sim. Ele disse que encontrou um lugar que vai dar para morar bem, daqui a algum tempo. Ele está começando a lotear o seu espaço e vendendo para seus amigos. 
_ Ele tem terras além-mar?_ Perguntou o tatu a raposa. 
_ Parece que descobriu uma mina, e vai iluminar a preço de ouro o estrangeiro. Ele partiu para a cidade grande, e está levando a sua luz muito a sério. Vai iluminar as praças sem cobrar nada . Em cada árvore que pousar vai deixar a sua luz como um belo recado para todos. “ Que cuidar do ecossistema faz parte da educação ambiental e que os animais tem vida e que mora bem próximo .”. Se eles não coletarem os lixos esquecidos nas florestas os animais vão protestar. Virão habitar na cidade e chegaram de mansinho, em revoadas os animais alados, pássaros e os insetos , rastejando cobras, jacarés e lagartos e outros chegarão como convidados para fazer o protesto na cidade. 

Luciah Rodriguez (Belo Horizonte – MG)


Ver todos