Notícias

Artigos


Lixo uma situação séria

Poluindo os mananciais de água , poderemos viver o caos num futuro muito próximo. Sabe-se que 97% da terra é constituída por água de mares, oceanos, geleiras e rios, mas apenas 0,3% dessas águas são aproveitadas para sobrevivência humana e animal.Se fosse possível recorrer a dessalinização das águas salgadas dos oceanos e mares, gastaríamos uma quantidade incalculável de recursos financeiros, que certamente não viabilizaria tal procedimento. 

Pensando nessa problemática que tal levar o lixo mais a sério? Ele é problema de todos, mas, a solução pode passar por uma profunda mudança de atitude. Que tal começar antes que os rios sequem, que o mar fique poluído e que a natureza não se rebele ainda mais? Já percebeu como anda clima? 

O lixo jogado a céu aberto é considerado um dos maiores problemas a ser vencido pelo poder público.. Educar as pessoas a cuidar melhor do meio-ambiente não é tarefa fácil! Já observou o lixo em sua casa? E nas empresas?O lixo coletado pelas empresas 35% poderiam ser reciclados ou até mesmo reutilizados. O restante transformado em,adubo que beneficiaria o meio ambiente. Entretanto, isso não é o que vem acontecendo com grande freqüência apesar das campanhas educativas.

Em muitos centros urbanos e na periferias de cidades a produção de lixo supera a quantidade de aterros sanitários . E muitos deles estão instalados em locais impróprios ou em terrenos que facilitam a contaminação do solo e do lençol freático( água que se acham armazenadas no subsolo). Com tamanho desperdício de alimentos, embalagens em excessos na hora da compra nos supermercados, além da falta de planejamento dos aterros sanitários, os resíduos sólidos são jogados de forma irracional em todos os lugares. Em média uma pessoa produz 500g a 1kg de lixo diário. Imagine isso dentro de uma família, de um bairro, uma cidade e de um País! Acredita-se que os brasileiros produzem em média 100 mil toneladas de lixo por dia. Eles são recolhidos do ambiente doméstico, hospitais, ruas, terrenos baldios, parques e jardins ... Quem sofre os efeitos dessa poluição ambiental é a natureza; que briga com o tempo cronológico. 

Dê uma olhada abaixo e veja como os produtos abandonado no solo demoram para se decompor: 

Papel e papelão em média de 3 a 6 meses. 

Plástico em geral leva 100 a 500 anos e alguns não se decompõe. 

Vidro de 4.000 a 1 milhão de anos. 

Metal aproximadamente 4 anos. 

Tecido de algodão e fibras naturais de 6 meses a 1 ano 

Madeira pintada aproximadamente 13 anos 

Borracha –(pneus) o tempo indeterminado. 

Até o” inocente chiclete” que aborrece quando se cola na sola do sapato, leva 5 anos para se decompor.

Os ambientalista advertem, lixo é coisa séria e atinge toda uma humanidade e os animais estão sofrendo bastante.. Quantos hábitos devemos mudar para adquirir nova conscientização . Experimente mudar algumas atitudes ... Quando for a um supermercados evitem os produtos com excesso de embalagens plásticas e procure o mínimo de sacola plástica para embalar suas compras. Que tal levar algumas de casa? Pergunte ao seu Pai se você é adulto ou ao seu avô se você é jovem , se eles já ouviram falar de “sabida”?. Era conhecida a espécie de bolsa grande feita de lona utilizada no passado para transportar compras. Naquela época muitas embalagens eram de papéis as famosas” sacolas pardas” de papel resistente. 

A ordem mundial é reciclar, reaproveitar e não deixar que o lixo venha ficar em entulhos . Depois o que fazer com o lixo amontoado ? Chega então a vez das indústrias elas precisam acompanhar a nova onda, começar a reciclar. Certamente existem algumas que já estão atentas para esse tema , mas ainda incipientes. A natureza agradece pela consciência de cada um, senão as inundações continuarão presente nas grandes e pequenas cidades.

Download

Luciah Rodriguez (Belo Horizonte – MG)


Ver todos