Notícias


Fundações Educar e FEAC criam Rede de Investidores Sociais

Com apoio do GIFE, iniciativa pretende fomentar o investimento em áreas sociais

A Fundação Educar DPaschoal e a Fundação FEAC, com apoio do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), estão criando a Rede de Investidores Sociais (RIS) do Interior Paulista. O objetivo da rede é aprofundar temáticas específicas e de interesse comum relacionadas ao investimento social em consonância com as áreas de atuação das duas Fundações, associadas ao GIFE. O encontro de criação da RIS acontecerá na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, às 9h30, na Fundação FEAC. 

Para Leandro Pinheiro, superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC, a expectativa é que a RIS se torne um espaço permanente de troca de experiências entre os investidores sociais da região e possibilite uma atuação articulada entre institutos e fundações com interesses comuns.

Segundo Camila Cheibub Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal, a ideia da criação da rede vem ao encontro com o potencial do interior de São Paulo que possui muitas empresas, institutos e fundações engajadas na promoção do bem-estar social. “Ter um fórum local para compartilhar nossas práticas e desafios era um desejo antigo da Educar e de vários parceiros nossos. Com a colaboração da FEAC e o GIFE encorpamos o movimento e agora a rede está lançada! Esperamos que ela cresça e que muitas outras empresas, institutos e fundações nos acompanhem”, afirmou. 

Erika Sanchez Saez, gerente de Fomento e Inovação do GIFE, explicou que um dos focos é o fomento do investimento social privado nas mais diversas dimensões territoriais e por isso, o GIFE estimula e apoia iniciativas como a RIS Interior Paulista. “Já temos experiências muito bem-sucedidas em Curitiba e Distrito Federal, onde as RIS funcionam como um espaço de articulação, aprendizado e atuação relevante para o setor”, elencou.

Na reunião inicial de criação de uma RIS são definidos alguns focos de interesses comuns, bem como o ritmo que o grupo quer dar para os encontros. Com base nisso, o encontro seguinte é construído. “As RIS são espaços dinâmicos e precisam se adaptar as realidades e demandas locais, por isso não existe nenhuma estrutura muito rígida predeterminada, a ideia é que seja de fato uma construção coletiva”, disse Erika.

Redes 

As redes temáticas são ambientes de diálogo propostos e coordenados pelos associados do GIFE, que realizam o aprofundamento de temáticas específicas do investimento social, a partir de sua atuação.

Por meio das redes temáticas os associados podem envolver outras organizações, criando oportunidades para a geração e circulação de informações e conhecimento, proposição e execução de agendas comuns, compartilhamento de práticas, produção de documentos conjuntos, conectando e fortalecendo as temáticas propostas.

O GIFE acompanha e mobiliza as redes temáticas, fomentando debates, conexão e integração com outras organizações e assuntos estratégicos, criando oportunidades para ampliar e fortalecer as redes e suas conexões, estimulando a autonomia, diversidade e inovação. O GIFE também divulga e apoia seus conteúdos, disponibilizando suas conexões e canais para alcançarem os demais associados, parceiros e sociedade em geral, dando visibilidade ao que as redes vêm discutindo e produzindo, e conferindo maior legitimidade e reconhecimento a esses espaços e produtos.

 

Acesse: GIFE / FEAC


Ver todos