Notícias


Nova Rede de Investidores Sociais (RIS) do Interior Paulista

Mais uma Rede de Investidores Sociais (RIS) acaba de ser criada, chegando agora ao interior do Estado de São Paulo.

Mais uma Rede de Investidores Sociais (RIS) acaba de ser criada com o apoio do GIFE, chegando agora ao interior do Estado de São Paulo. A iniciativa pretende fortalecer o investimento social na região, aprofundar temáticas específicas e de interesse comum relacionadas ao ISP em consonância com as áreas de atuação de institutos, fundações e empresas locais, estabelecendo um espaço de articulação, aprendizado e atuação colaborativa.

“Vemos nesta nova RIS uma ótima oportunidade para levar as discussões, aprendizados e ações sobre investimento social que temos na cidade de São Paulo para outras regiões. Esse movimento é fundamental para o desenvolvimento do setor como um todo. O grupo tem uma motivação muito grande em aprender e estar em sintonia com as agendas estratégicas do GIFE”, comenta Erika Sanchez Saez, gerente de Fomento e Inovação do GIFE. Ela destaca também as outras RIS já criadas pelo país, como a de Curitiba e do Distrito Federal.

O primeiro encontro da RIS Interior Paulista aconteceu no dia 17 de agosto, em Campinas, e reuniu cerca de 30 pessoas. Entre as organizações participantes estiveram: Fundação Educar DPaschoal, Fundação FEAC, Fundação Raízen, Fundação Romi, HZK Marketing, Instituto 3M, Instituto CPFL, Instituto Estre, Instituto Phomenta, Instituto Votorantim, Jequitibá Rugby, MANN HUMMEL Brasil, MATERA Systems e SKF do Brasil.

A Fundação Educar DPaschoal e a Fundação FEAC, associadas ao GIFE, estão à frente da RIS e destacam a importância deste novo grupo para o setor. Camila Cheibub Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal, destaca que, muitas das organizações já realizavam, inclusive, projetos e programas em parceria, mas faltava um espaço permanente para discussões específicas das demandas dos investidores no interior.

Para Leandro Pinheiro, superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC, a expectativa é que a RIS se torne um espaço permanente de troca de experiências e possibilite uma atuação articulada.

O primeiro encontro foi um momento para os participantes entenderem o processo de funcionamento das redes temáticas no GIFE.  Além disso, foi espaço para compartilharem suas expectativas em relação ao grupo e fazer sugestões para a nova RIS. Entre os assuntos apontados como prioritários, estão questões como o alinhamento do ISP às políticas públicas, o alinhamento do ISP ao negócio e o fortalecimento de organizações da sociedade civil de base.

Mariana Rico, gerente Institucional do Instituto Estre – com sede em Paulínia –, participou do encontro e apontou as novas oportunidades que este espaço pode trazer para os investidores locais. “Além de conhecer a atuação dos outros associados do GIFE na região, é uma chance de podermos estabelecer novas parcerias e, futuramente, atuarmos juntos também. Isso, com certeza, potencializa a nossa atuação e o impacto do nosso trabalho”, disse a gerente.

Atualmente, o Instituto desenvolve na região uma série de iniciativas. Entre elas a implementação do Projeto Escolas Sustentáveis em 20 instituições de ensino na região de Campinas, visando fomentar a construção de espaços educadores mais sustentáveis. Além disso, promove oficinas pedagógicas sobre o ciclo do lixo na própria sede do Instituto, recebendo escolas diariamente no local. Oferece também atividades de contação de histórias em praças, escolas e demais espaços públicos sobre consumo, cidadania e resíduo.

Próximos passos

A proposta é o que o grupo possa se reunir bimestralmente ou trimestralmente para compartilhar práticas e aprofundar as temáticas propostas. O próximo encontro será em outubro, na sede do Instituto Estre e uma nova reunião deverá acontecer no final de janeiro de 2018.

“Ficamos realmente muito animados com o resultado do primeiro encontro, com o interesse de todos os participantes. A ideia é convidarmos ainda mais organizações para ampliarmos a rede. Há muitos investidores sociais da nossa região que não têm acesso às agendas estratégias do GIFE e conseguirmos levá-las para o debate irá qualificar muito o ISP no interior de São Paulo”, comenta Camila Figueiredo.

 

Fonte: http://gife.org.br/gife-conta-com-nova-rede-de-investidores-sociais-ris-do-interior-paulista/


Ver todos