Notícias


RIS do Interior Paulista realiza segundo encontro no Instituto Estre

No dia 31 de outubro, aconteceu o segundo encontro da Rede de Investidores Sociais (RIS) do Interior Paulista da Rede GIFE, no Instituto Estre, em Paulínia (SP).

No encontro, foram apresentados os trabalhos do Instituto Estre e Fundação Educar DPaschoal, responsável pela cogestão da rede, seguido das falas do SEADE e da Fundação Avina sobre indicadores de impacto social.

Mariana Rico, gerente institucional do Instituto Estre, defende que o GIFE é a principal e mais importante rede que reúne investidores sociais no Brasil, e participar das atividades propostas, ainda mais como protagonista, ajuda o Instituto a estar atualizado com as principais questões do setor, uma vez que se enquadra na categoria de investidor social privado.

“A sede do Instituto está em Paulínia, então fazer parte desse grupo ajuda a fomentar parceiras, a dar escala para o nosso trabalho, e, com isso, a causar mais impacto em nossa atuação, além de otimizar recursos”, coloca Mariana.

Na ocasião, os parceiros da rede também conheceram a maquete pedagógica e fizeram um tour no aterro sanitário da Estre Ambiental. “É uma oportunidade de trazer reflexão e consciência sobre educação ambiental e o problema do lixo no Brasil e suas possíveis soluções”, conta também Mariana.

Camila Figueiredo, representante da Fundação Educar DPaschoal e uma das coordenadoras desta rede, explica que o tema era “índices”, e para tal assunto foram convidados Marcelo Mosaner, da Fundação Avina, para falar do Índice do Progresso Social, e Carlos França, da fundação SEADE, para falar do Índice Paulista de Responsabilidade Social. Os índices usam indicadores como município do estado, renda, escolaridade, longevidade, consumo de energia elétrica, contribuição fiscal, e ajudam a balizar as decisões dos integrantes da rede com relação ao investimento social privado. “A ideia é justamente falar de dificuldades estratégicas e operacionais para a implementação dos nossos programas e projetos sociais”, conclui Camila.

A RIS já agendou o próximo encontro para o final de janeiro no Instituto 3M. A rede convida a todas as empresas e institutos e fundações do interior paulista interessadas a participarem também. O tema será decidido democraticamente entre três assuntos previamente acordados: governança e transparência; avaliação de impacto; ou negócios sociais. Camila lembra: “A rede é aberta, não somente para associados GIFE, com o objetivo de fomentar experiências em encontros horizontais, e nosso desejo é justamente trazer ferramentas e informações para qualificar o impacto social”.

 

Fonte: Instituto Estre


Ver todos