Notícias


Um pouco do que foi a Academia de Férias 2018

Expectativa, animação e energia de sobra: esse foi o clima do primeiro ao último dia da Academia de Férias. A atividade extra faz parte do calendário da Academia Educar, e contempla uma série de atividades socioculturais durante o mês de julho, no período de férias escolares. Os jovens e os monitores da Academia se inscreveram nas oficinas e foram selecionados para as atividades de acordo com a área de interesse. Confira a programação da Academia de Férias 2018, que aconteceu do dia 03 a 25 de julho:

  • Curta na Educar                                  

Luz, câmera e... Curta na Educar! O projeto sociocultural nasceu em 2009 sob o nome de Curta e Aprenda e é fruto de uma parceria com a VideoBase Filmes, produtora de Campinas/SP. Durante duas semanas, a equipe mobilizou força de trabalho, infraestrutura, equipamentos, conhecimento e muita dedicação para oferecer aos jovens da Academia oficinas de audiovisual e ensiná-los – de forma teórica e prática – a produzir um curta-metragem. Depois de compartilhar seus conhecimentos, os profissionais são mentores para que os jovens coloquem a mão na massa e assumam diversas funções: do roteiro até a atuação.

Oficina de roteiro de cinema, dinâmica, apresentações, argumentação e definição de funções foram algumas das atividades desenvolvidas. Com o tema “Protagonismo Juvenil”, a 9ª edição do Curta envolveu 24 jovens, que se organizaram em diferentes equipes e setores de produção audiovisual: câmera, áudio, maquinário, claquete, maquiagem, continuísta, figurino, assistente de direção e produção. O lançamento do Curta de 2018 está previsto para setembro.

Depoimentos sobre o Curta na Educar:

 “Foi um desafio entrar num personagem que não tem as minhas características e é diferente de mim, foi uma superação. Eu achei demais o projeto, é impressionante fazer um filme com uma mensagem para inspirar e refletir. E fazer tudo isso em só duas semanas: levar uma história, construir um roteiro, apresentar, mostrar quais são nossas ideias. Outro desafio foi dividir tudo em um grupo tão grande e montar juntos. Eu adorei demais a experiência!” (Milena Barbosa, 14 anos, participante do Núcleo de Atuação)

“Minha função foi o maquinário, carreguei as coisas, ajudei na iluminação. Como maquinário e câmera trabalham juntos, aprendi um pouco de cada, fui pegando experiência. Também fiquei na parte da produção, organizando as coisas. É um negócio legal porque você tá ali participando, e mesmo não aparecendo na frente das câmeras, você fica feliz por lembrar que você organizou aquilo ali, foi um projeto coordenado por jovens. Foi uma oportunidade de conseguir mais conhecimento em várias áreas!” (Kaique Passos, 14)

 “Com o passar dos anos a gente foi aprendendo uma metodologia e cada vez temos uma oportunidade de melhorar, de aprender mais e crescer nossa relação com os jovens. O tema desse ano, o protagonismo juvenil, é muito importante porque traz exatamente o que trabalhamos com eles no projeto: acreditar no jovem. Desde a ideia até a execução incluímos os jovens em todas as partes do processo e essa troca é muito rica.” (Raphael Siqueira, Núcleo de Direção da VideoBase)

“O projeto é interessante pra mostrar pros jovens que o mundo audiovisual é um caminho possível de vida para se seguir, uma profissão digna e muito rentável. E a grande importância do Curta é colocar eles no papel de responsáveis pela produção de um filme. Um dos grandes desafios é o tempo reduzido, mas a produção coletiva é incrível e muito importante. A recompensa de um projeto desses é impagável, é muito mais pessoal do que profissional, é gratificante demais fazer parte disso.” (Deoveki Silva, Núcleo de Roteiro da VideoBase)

  • JovenS/A

A Universidade DPaschoal é o setor da Cia DPaschoal que estimula o aprimoramento das competências dos colaboradores. Em parceria com a Academia Educar, foi criado em 2014 o Programa JovenS/A, que tem como proposta oferecer aos jovens dicas profissionais para o seu início no mundo do trabalho. Os 16 jovens participaram de três dias de atividade, no período da manhã e da tarde, com a seguinte programação:

1º dia: Recepção, dinâmica, valores DPaschoal e Treinamento de Excelência no Atendimento.

2º dia: Apresentação de cada área, representada por um colaborador, e bate-papo sobre as possibilidades da profissão no mundo do trabalho. Áreas participantes: Jurídico, DHO, Engenharia, Logística DPA, Marketing DPA, GR Restaurante, Crédito e Cobrança, TI.

3º dia: Durante a manhã, os jovens foram “funcionários sombra” em diferentes áreas. Pela tarde, compartilharam seus relatos sobre a experiência vivida.

Depoimentos sobre o JovenS/A:

“Eu vim com a expectativa de que ia conhecer um pouco sobre o mundo de trabalho, mas era só isso e ponto, não tinha nada além. Daí quando eu cheguei e tive esses três dias de experiência, ultrapassou o que pensei. Fiquei na área de RH e tive não só uma visão mais transparente da área, mas de como um funcionário atua dentro de uma empresa. Aprendi e vou levar daqui muitas coisas.” (Esthefani Ruivo, 13 anos)

 “O Programa JovenS/A, pra mim, se resume em 3 dias de muito aprendizado e troca de experiências! É compartilhar conhecimentos ao mesmo tempo que aprendemos algo novo com cada um deles, ‘uma via de mão dupla’. Momentos ricos e gratificantes!” (Bianca Guimarães, Universidade DPaschoal)

  • Foca na Redação

Os jovens receberam duas oficinas com dicas de redação, ministradas pela egressa Rafaela Lima, de 20 anos. A atividade envolveu a produção e a correção de dois textos, com base nos critérios do ENEM.

Depoimento sobre o Foca na Redação:

“Participar da Academia de férias foi fantástico, pude mostrar a minha bagagem com a escrita e a redação. A experiência desses dois dias me fez voltar no tempo da Academia Educar, na qual compartilhar todo o saber e mostrar por outro ângulo determinado assunto, fez com que os jovens encarassem a escrita como algo gostoso de se aprender. Depois dessas oficinas de redação e como uma “multiplicadora de conhecimento”, só deixa mais visível o quão mágico é compartilhar o aprendizado. Isso reforça cada vez mais o lema da Academia Educar na minha vida e na de todos os jovens, seja através da escrita ou de alguma ação, de que os incomodados são capazes de mudar o seu redor, o mundo.” (Rafaela Lima, 20 anos, estudante de curso pré-vestibular)

  • Escola do Mecânico

Durante dois encontros, de 3h cada, os jovens da Academia participaram de um curso sobre mecânica básica e trilha de carreira na Escola do Mecânico. O espaço é referência na formação de profissionais qualificados para o segmento automotivo. 

Depoimento sobre a Escola do Mecânico:

“A experiência em lidar com as expectativas do jovem é sempre enriquecedora. O objetivo do projeto sempre é capacitar. No nosso caso focamos na mecânica automotiva e ver a curiosidade de todos, querendo saber para que serve cada peça, cada ferramenta, é motivador. Para eles, fica uma experiência enriquecedora e abre-se uma porta de um novo mundo, podendo mesmo despertar a vontade de seguir em uma nova profissão.” (Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico)

  • Debate

Exibição do documentário “Nunca me Sonharam”, assinado pela produtora brasileira Maria Farinha Filmes, que coloca em discussão a realidade do Ensino Médio público no Brasil.

Após a exibição do filme, Giovanna Inácio, de 16 anos – egressa da Academia Educar – conduziu os demais jovens em um debate super aprofundado a respeito de racismo, machismo, desigualdade, cotas e demais temas de reflexão propostos pelo documentário.


Ver todos