Notícias


SER Protagonista 2018

O que é ser protagonista? O que é responsabilidade social? Como esses conceitos e práticas se relacionam?

A busca por essas respostas é uma das missões do Programa de Estágio da Cia DPaschoal durante o primeiro semestre. Organizado pelo DHO, setor de Seleção e Desenvolvimento da Cia DPaschoal, e pela Fundação Educar, o Projeto SER Protagonista incentiva os estagiários à geração de ideias e soluções.

As etapas do projeto são: escolher um problema socialmente relevante, utilizar o FISAM como metodologia (fato, investigação, solução, ação e métrica), colocar em prática a solução e apresentar os resultados percebidos. Após a apresentação final, no mês de julho, há o reconhecimento dos melhores projetos. Confira os destaques do SER Protagonista 2018:

Mariana Bueno

Estagiária - T.I. Sistemas

Problema social escolhido: Educação financeira para jovens estudantes da rede pública

Atividade realizada: Aula básica de educação financeira aos alunos

Depoimento:

“Notei que nunca havia tido qualquer ensinamento sobre educação financeira e que o tema era de grande importância. Com isso, decidi pesquisar e investigar sobre o assunto e descobri que outras pessoas também sentiam essa mesma necessidade. Acredito que eu tenha impactado na visão daqueles jovens sobre o assunto, para que no futuro, eles não passem dificuldades ou sofram com esse problema.

O mais gratificante do SER protagonista, é saber que você pode sim ajudar as pessoas e fazer a diferença na vida delas. Levarei toda experiência em compartilhar conhecimento com outras pessoas, dar palestra, algo que eu não tinha vivenciado ainda, e todo o aprendizado que obtive em ter total autonomia em um projeto. Valeu cada etapa!”

 

Gustavo Alves Parducci

Estagiário - T.I – Sustentação

Problema social escolhido: Educação, aprendizagem do inglês

Ação realizada: Guia de aprendizagem para participantes da Igreja Nazareno Campinas

Depoimento:

“O impacto foi surreal, bem acima das minhas expectativas. Cheguei a atingir mais de 70 pessoas na primeira semana do projeto, mostrando a importância do inglês e como aprender sozinho, sem gastos e sem perder tempo.
Foi bem difícil entender as dificuldades das pessoas, com idades e níveis de inglês diferentes, e buscar por uma possível solução. Mas foi um aprendizado muito bacana, e que eu nunca vou esquecer, poder ver que muitas vezes uma dificuldade que era sua, pode ser a dificuldade de muitas outras pessoas. Agora, sempre busco ajudar os outros da melhor maneira possível, vendo a necessidade deles, e sempre buscando ver se muitas vezes já não passei pela mesma situação, e assim, saberei ajudar da melhor forma possível.

 

Vítor Hugo Bornschlegell

Estagiária - Engenharia – Manutenção de Equipamentos

Problema social escolhido: Ensino e Aprendizagem de Ciências Exatas no Brasil

Ação realizada: Aula de matemática na Escola Estadual Maria Neiva, em Valinhos/SP.

Depoimento:

“Desde o início me cobrei muito para que o projeto evoluísse seguindo a metodologia proposta, para que ele pudesse de fato impactar o público. Tive diversas dificuldades ao longo das etapas, principalmente porque era o primeiro contato com a escola. Aprendi que o problema que eu havia escolhido é muito mais grave do que eu imaginava, pude observar o ambiente da escola por um ângulo oposto ao que vivenciei quando era aluno e me encontrei em uma realidade distante da que passei quando tinha a idade deles. Por vezes questionei o motivo de eu não ter escolhido um problema que não tivesse tanta tradição e não fosse tão generalizado e patológico no quadro nacional. Ainda acredito que, apesar de ter me envolvido, aproveitado o dia em que estive na escola e ter feito a diferença mesmo que em um único encontro, muito mais podia ser feito, porque muito mais precisa ser feito.”     


Ver todos