Notícias


Aprendizagem criativa engaja estudantes de todas as idades e realidades

A etapa infantil foi a mais recente conquista da educação e, por isso, é a que tem a abordagem mais alinhada com o mundo atual. Dentro da escola, as crianças pequenas aprendem com base em experiências práticas, trabalham quase sempre em grupo, desenvolvem projetos que lhes despertam prazer. Essa forma de ensinar e aprender deveria inspirar práticas em todas as etapas, defendem educadores que trabalham com a aprendizagem criativa.

"Os cantinhos da educação infantil são uma forma de ensino híbrido, por exemplo. Mas trabalhar de forma diversificada deveria ir até a pós-graduação. Por que não trabalhamos desse jeito sempre? Não se trata de infantilizar a escolarização, mas de deixá-la mais contemporânea", afirma Simone Kubric Lederman, coordenadora no Instituto Catalisador e palestrante da Bett Brasil Educar.

A aprendizagem criativa fundamenta suas práticas em quatro Ps: Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar brincando. O desafio do professor é encontrar formas de aplicá-los a diversas realidades. "O que se estuda hoje são que ferramentas fazem sentido para cada fase, para ser instigante em outros anos. Quais são os recursos que podem levar a aprendizagem criativa até a pós?", diz Rita Camargo, que também trabalha no Instituto Catalisador e vai dar palestra na Bett.  

Todas as idades, todas as escolas
Além de ser adaptável às diversas etapas da educação, a aprendizagem criativa também pode ser aplicada nos mais diferentes contextos socioeconômicos. O Instituto Catalisador trabalha sobretudo com escolas públicas, mas muitos dos projetos também são usados em escolas particulares. "Nossos projetos têm sido experimentados em diferentes espaços: centros culturais, na periferia, em escola particular de elite, na escola estadual. Sempre com boas respostas", cita Simone.

Quem quiser ensinar por meio de um projeto de aprendizagem criativa pode ir ao site do Instituto Catalisador e usar alguma das práticas da biblioteca deles - todas são abertas a qualquer interessado por meio da licença Creative Commons. "Cada docente se apropria das ideias da forma que faz sentido para sua realidade. Tem professores que usam o Projeto Rodas de Invenções com livros que não sugerimos, porque eles querem trabalhar outros assuntos", conta Rita.

Para saber mais sobre aprendizagem criativa, participe de palestra sobre o tema no dia 14 de maio, às 12h30, no Congresso da Bett Brasil Educar.

 

Reprodução: Bett Educar


Ver todos