Notícias


Formação em Mentoria de Protagonismo Juvenil 2018

Compartilhar. Essa é uma das intenções que move a Fundação Educar DPaschoal: compartilhar conhecimentos, experiências, aprendizados, valores, boas práticas. É compartilhando que construímos um ambiente de ensino e aprendizagem em que todos podem ser protagonistas desta história, do presente e do futuro.

Pensando em fortalecer a atuação dos educadores, a Formação em Mentor de Protagonismo Juvenil pretende trocar os conhecimentos adquiridos em protagonismo juvenil e cidadania.

Criado em 2017, o projeto já atuou com mais de 200 educadores das redes estaduais e municipais de Campinas, por meio de parceria com as Diretorias de Ensino (Regionais Leste e Oeste) e da Secretaria Municipal de Educação. Estes órgãos públicos tiveram como objetivo apresentar as experiências práticas da Academia Educar para que os educadores pudessem fomentar os grêmios estudantis de suas escolas.

As formações duram, em média, 30 horas. Os encontros abordam temas como: inspirações e conceitos, princípios da autonomia, ecossistema, premissas de uma relação educadora, jornada Academia Educar, comunicação, habilidades socioemocionais, cases e aprendizagens, ferramentas de desenvolvimento de projetos, entre outros.

Confira os depoimentos de alguns participantes da Formação:

 

 “Os jovens de hoje sabem o que querem. Estão lutando pelo espaço que têm, por aquilo que gostam, pelo futuro, pelo que almejam. E eles precisam ser ouvidos. A formação da Fundação Educar veio ajudar muito nesse sentido para que os gestores se conscientizem disso. Para que os adultos, professores e gestores entendam o seu papel.”

Silvia Regina Siqueira Righetto - Supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Leste

 

"Para mim foi sensacional a possibilidade de aprendizado e troca de experiências, principalmente. O protagonismo juvenil é algo essencial. A partir do momento em que o aluno percebe que ele é autor da própria história e passa a se preocupar com isso, ele deixa de destruir a escola, tem incentivo para estudar, começa a colaborar, ele vê que a escola é dele. Então daí a escola vai para  um caminho bacana, colaborativo."

Maria Ines Vianna – Diretora da E. E. Adalberto Nascimento

 

“Um exemplo positivo de protagonismo juvenil hoje na escola são os alunos do grêmio, que estão muito mais proativos, organizados. Eles trazem as ideias, percebem o que é possível e o que não é possível fazer e também entendem o lado da gestão, o que é fundamental. Desenvolver essa mediação entre grêmio e gestão tem sido um exercício muito bacana, muito produtivo. Fortalecer a troca, o diálogo, a colaboração, o trabalho em equipe, saber escutar, ponderar e ceder. A Formação ajudou bastante a sistematizar, deixar mais claro o processo e os desafios a partir disso. Tem sido um começo muito interessante!”

Filipe V. de T. Melo – Diretor da E. E. Orosimbo Maia

 

“Participar da Formação foi um grande aprendizado, a gente precisa cultivar o protagonismo juvenil nas escolas públicas. Claro que grêmio estudantil sempre existiu, mas ao longo do tempo ele vai se modificando. E eu acho revigorante uma ação como essa do curso de Formação porque renova o quadro, as escolas também estão mudando bastante a sua estrutura, as pessoas. E é um gás novo que dá. Pra gente é quase um compromisso realmente levar pra frente a ideia de uma educação mais democrática dentro das escolas.”

Maria Elizabeth De Azevedo – Diretora da E.E. Prof. Benedito Sampaio


Ver todos