Notícias


Fundação Educar DPaschoal completa 30 anos e lança quatro livros infantojuvenis

Em parceria com a SP Leituras, o evento é aberto ao público e será realizado nos dias 6 de julho e 5 de outubro de 2019 na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Haverá contação de histórias e distribuição gratuita de livros. Projeto visa a melhorar o cenário brasileiro de incentivo e acesso à leitura.

No Brasil, 48% das escolas não possuem biblioteca ou sala de leitura, 75% da população não têm plena habilidade leitora, 30% nunca compraram um livro e 67% não tiveram incentivo à leitura em sua trajetória. Os dados são do Censo Escolar 2018 (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP) e da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro), de 2015.

Para contribuir com a melhora deste cenário, democratizar o acesso ao livro e incentivar a leitura, a Fundação Educar DPaschoal - que completa, em 2019, 30 anos de atuação - criou, no ano 2000, o “Leia Comigo!”, um projeto por meio do qual são editados, publicados e distribuídos livros infantojuvenis de forma gratuita para escolas públicas, creches municipais, bibliotecas e organizações sem fins lucrativos que tenham ações de incentivo à leitura.

Desde a origem do projeto, mais de 40 milhões de livros já foram distribuídos e contam com frete cortesia de transportadoras da Cia. DPaschoal para chegarem a diversas cidades do Brasil. Em todos esses anos, os títulos foram produzidos por meio das Leis de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e por investimento de parceiros.

Lançamentos

Para celebrar seus 30 anos, a Fundação Educar DPaschoal utiliza-se do projeto para lançar quatro novos títulos de literatura infantojuvenil. Os eventos de lançamento serão realizados nos dias 6 de julho e 5 de outubro de 2019, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros), em São Paulo. Os livros paradidáticos são parte do projeto “Cultura em Páginas” e abordam temáticas que buscam estimular cidadania, ética, resiliência, empatia e diversidade, entre outros valores.

Os eventos são abertos ao público. No dia 6 de julho, haverá contação de histórias pela arte-educadora Juliana Furlanetti – especialista em contação de histórias e coordenadora editorial do projeto “Leia Comigo!” –, além de roda de conversa com os autores, distribuição gratuita de livros e atividades com as crianças.

“Chispa, gambá”, de Januária Alves, é um dos títulos lançados e traz uma gostosa aventura sobre respeito e o exercício da empatia. “O lobinho e a porta”, de Silvana Rando, retrata as crianças de forma divertida, tratando da importância do uso de “palavras mágicas”. Já na programação do dia 5 de outubro, o livro “Ora, ora, desencana! Quem quer bolo de banana?”, de Ana Terra, vai propor uma reflexão sobre a grandeza de compartilhar, além de abordar de maneira criativa o reaproveitamento de alimentos. Em “Musicaligando”, de Roberta Asse, a música é um meio de inspirar novas criações e valorizar a diversidade.

 

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

Criada em 1989, a organização é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua na educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – que se dividem nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler” e “Cooperando com o Social” – visam a garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, que desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor. 

“Nestes 30 anos de história, o que se mantém é a percepção do quanto a educação pode e deve transformar tudo: ela é a base, isso nunca vai mudar. Essa sempre vai ser a nossa grande causa porque, além de formar cada indivíduo, a educação nos ajuda a conviver, a exercer a cidadania, a ser capazes de transformar a nossa vida, a nossa comunidade, o nosso país”, define Isabela Pascoal, diretora executiva da Fundação Educar.

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) 

Inaugurada em 2014, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Recentemente, foi finalista do Prêmio Excelência Internacional da Feira do Livro de Londres. Em 2018, venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL - Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Situada na Zona Oeste da capital paulista, em uma área de 4 mil metros quadrados, a biblioteca é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O espaço funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Entre os itens disponíveis na biblioteca, o visitante ou frequentador encontra conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (Braille, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contempla, entre outros temas, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.

 

Serviço

Lançamento dos livros da Fundação Educar DPaschoal

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros), São Paulo

Data: 06 de julho

Programação: às 11h30, “Chispa, Gambá”, de Januária Cristina; e, às 16h, “Lobinho e a Porta”, de Silvana Rando

Data: 05 de outubro

Programação: às 11h30, “Ora, ora, desencana! Quem quer bolo de banana?”, de Ana Terra; e 05/10, às 16h, “Musicaligando”, de Roberta Asse

Informações: https://bvl.org.br/eventos/

Contato: fundacao@educardpaschoal.org.br

Telefone: (19) 3728-8129


Ver todos