Notícias


Oásis Educar 2019: Estudantes se mobilizam para realizar sonho de escola pública em Campinas

Ação liderada pelos jovens da Academia Educar aconteceu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro no Jardim São Domingos em Campinas-SP

Quais são as belezas de cada escola? O que a comunidade escolar sonha para o seu espaço? Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2019, a EMEF Profª Odila Maia Rocha Brito, do Jardim São Domingos em Campinas-SP, recebeu o Oásis Educar: movimento voluntário que busca integrar os estudantes, a escola e a comunidade para a construção, de forma cooperativa, de um sonho comum.

Inspirado na metodologia do jogo Oásis, do Instituto Elos, o Oásis Educar é realizado desde 2009 pela Academia Educar – projeto de protagonismo juvenil da Fundação Educar DPaschoal.

Com liderança dos jovens participantes da Academia Educar, o Oásis Educar acontece em cinco passos:

1. Reconhecer as belezas: os alunos do projeto trabalham o olhar e identificam as belezas que existem na escola – e que muitas vezes passam despercebidas. As dinâmicas visam desconstruir preconceitos e criar vínculos com a escola.

2. Conhecer os talentos: Este é o momento de conhecer a comunidade escolar e reconhecer os talentos existentes, para mobilizar uma rede de voluntários.

3. Descobrir o sonho: A proposta é descobrir o que gostariam de ter ou melhorar naquela unidade de ensino. Com base no que escutam, é decidido o sonho da comunidade escolar.

4. Buscar os recursos: Todo recurso utilizado para a construção do sonho da escola é doado por parceiros e conquistados pelos próprios estudantes.

5. Mão na massa: Hora de realizar o mutirão. Toda a disposição e energia dos participantes e dos voluntários são colocadas em prática para que as mudanças sonhadas aconteçam na escola.

Para Cristiane Stefanelli, coordenadora da Academia Educar, antes da transformação ser física, ela acontece dentro de cada participante. “O Oásis Educar é uma oportunidade para os jovens e voluntários exercitarem a cidadania e o protagonismo, além de se apropriarem da escola e perceberem que podem transformar sua realidade”, observa.

Por meio de enquete em rede social, a EMEF Profª Odila Maia Rocha Brito, do Jardim São Domingos, recebeu o maior número de votos e foi a escola eleita para ter os desejos realizados. Foram eles: pintura dos banheiros, das paredes, da arquibancada da quadra, das escadas e dos corredores da escola, além da construção de um banco e de uma escada de pneus.

A atividade foi aberta a voluntários e mobilizou a comunidade escolar no sábado e no domingo no final de semana dos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2019. 

Confira alguns registros:


Ver todos