Notícias


Seminário discute acessibilidade em bibliotecas públicas

Evento reúne especialistas de todo Brasil e exterior para abordar a inclusão nas bibliotecas do País.


 

Fonte: Ministério da Cultura

Imagine uma biblioteca preparada para receber todos os tipos de públicos, respeitando suas características e peculiaridades. Tornar esses equipamentos públicos acessíveis de forma a atender pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e física, além do público em geral (de diferentes faixas etárias), por todo o Brasil, é um dos grandes desafios do País para garantir ao cidadão o direito à cultura. Para debater as principais questões que permeiam o tema, o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças realizam, nos dias 1º e 2 de março de 2016, em São Paulo, o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. 

Realizado no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), o evento receberá gestores públicos, profissionais e especialistas de todo o Brasil, além de conferencistas internacionais. O seminário integra uma das etapas do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – resultado da parceria do MinC com a ONG Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público que atua há uma década com educação e cultura inclusivas. 

Em andamento há dois anos, o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está sendo desenvolvido em todas as regiões do Brasil, em 10 bibliotecas, sendo duas por região, com o apoio das secretarias de Cultura e dos sistemas de Bibliotecas Públicas dos estados envolvidos. Ele visa ampliar e qualificar a acessibilidade, cuja ação foi dividida em seis eixos de trabalho: diagnóstico; qualificação do acervo; acesso à tecnologia assistiva (arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência); capacitação de equipes; comunicação e produção de conteúdo acessível e fomento ao trabalho em rede. 

Inscrições
O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo email comunicacao@md.org.br e pelo telefone (11) 3881-4610 (ramal 46). No ato da inscrição, os interessados devem informar nome, CPF, endereço, telefone, órgão ao qual pertencem e se tem algum tipo de deficiência.

Acompanhe mais informações sobre o seminário no site e nas redes sociais do MinC e no site do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

Serviço:
Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas
Datas: 1/3 (8h às 18h) e 2/3 (8h30 às 16h30) 
Local: Auditório István Jancsó / Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, Universidade de São Paulo


Ver todos