Notícias


Inscrições abertas - 7ª Edição Concurso de redação "Minha Família na Escola"

Concurso de Redação Minha Família na Escola tem inscrições abertas

Fonte: Compromisso Campinas pela Educação (CCE)

A Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), lançou a 7ª edição do Concurso de Redação Minha Família na Escola na última segunda-feira, dia 25 de abril. As comunidades escolares de cerca de 220 unidades educacionais que possuem os 5º e o 9º anos do ensino fundamental  já podem buscar informações sobre o Concurso pelo site www.compromissocampinas.org.br e se organizarem para participar da iniciativa que premia alunos, professores, escola e família.

O concurso tem como objetivo estimular alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas das redes municipal e estadual para se expressarem, via redação, sobre assuntos referentes à participação da família na vida escolar. Nesta edição, o objetivo é incentivar o debate sobre possibilidades e formas da família apoiar o trabalho da escola com foco na qualidade do ensino. Por isso, este ano, a questão norteadora para as redações é “Parceria família-escola: O que minha família pode fazer para apoiar o trabalho da escola?”

Este tema foi definido pela equipe do CCE após consulta feita às escolas vencedoras do Concurso em 2015, quando foram ouvidos os professores orientadores dos alunos vencedores e outros profissionais da educação envolvidos no Minha Família na Escola. O tema “parceria escola-família” também foi o vencedor em consulta pública realizada durante a 6ª Semana da Educação de Campinas, promovida de 09 a 13 de novembro de 2015.

Já consolidado entre as escolas públicas de Campinas, o Minha Família na Escola vem a cada ano engajando mais as comunidades escolares. Em 2015 o Concurso recebeu cerca de 1.500 inscrições de 110 escolas municipais e estaduais.  Segundo o dirigente da Diretoria Regional de Ensino Oeste de Campinas, Antonio Admir Schiavo, iniciativas como a do CCE são essenciais, já que incentivam a participação da família na vida escolar do aluno, o que reflete diretamente no desempenho dos estudantes.

O concurso é aberto aos alunos regularmente matriculados, no ano de 2016, nos 5º e 9º anos do ensino fundamental de qualquer escola pública, municipal ou estadual, situada no Município de Campinas/SP, bem como de quaisquer outras escolas públicas que instaladas nos Municípios de Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo, sejam vinculadas às Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste.

 Agilidade

Diferentemente dos anos anteriores, o 7º Concurso de Redação Minha Família na Escola disponibilizará todo o material necessário para a participação dos alunos pelo portal do CCE (www.compromissocampinas.org.br), que é composto pela ficha de inscrição com dados do aluno, professor e escola; folha oficial de redação e termo de autorização de participação e uso de imagem. O objetivo é dar mais autonomia para que as escolas se organizem para participar do Concurso e agilizar todo o processo.

O material preenchido deverá ser entregue na Fundação FEAC durante o período de inscrição que acontece de 25 de abril a 12 de agosto. Dentre todas as redações elaboradas pelos alunos, cada escola deverá selecionar até 20 textos, de acordo com os critérios que julgarem pertinentes. A inscrição se dará automaticamente no ato da entrega da redação que deve ser de responsabilidade de cada escola participante.

A intenção do CCE, por meio do concurso, é que cada unidade seja responsável por organizar ações que permitam e estimulem a elaboração das redações pelos alunos interessados em participar da iniciativa, de acordo com seus respectivos calendários escolares. Cada escola receberá, por meio dos Núcleos de Ação Descentralizados (NAEDs), ligados à Secretaria Municipal de Educação de Campinas, e Diretorias de Ensino Leste e Oeste, vinculados à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, cartazes e folders para que seja feita a divulgação do Concurso em suas comunidades escolares.

As redações deverão ter entre 15 e 20 linhas e serem escritas única e exclusivamente pelo aluno. Primeiramente, uma Comissão Avaliadora analisará os textos a partir dos seguintes critérios: criatividade, coesão textual, adequação ao tema proposto e correção gramatical.

Após a avaliação de todas as redações, serão selecionadas as dez (10) melhores redações de cada categoria, em um total de 60 redações finalistas, que serão encaminhadas à Comissão Julgadora, responsável por avaliar as redações seguindo os mesmos critérios adotados pela Comissão Avaliadora.

Ao fim desse processo, serão classificadas a 1ª (primeira), 2ª (segunda) e 3ª (terceira) colocadas de cada categoria. O período de avaliação das redações ocorrerá de 15 de agosto a 11 de setembro de 2016.

Serão premiados 18 alunos nas três primeiras colocações das seguintes categorias: 

1 - alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Campinas; 

2 - alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Campinas; 

3 - alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Leste;

4 - alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Leste; 

5 - alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Oeste; 

6 - alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria de Ensino de Campinas Oeste.

 O CCE deve divulgar os nomes dos alunos vencedores no dia 16 de setembro. A cerimônia de premiação ocorrerá durante evento integrante do calendário dedicado a mais uma anual edição da Semana da Educação de Campinas que acontecerá de 24 a 28 de outubro de 2016.

Premiação

Os vencedores do concurso serão premiados da seguinte forma: o 1º Colocado de cada categoria ganhará um notebook (modelo a ser definido). Família, escola e professor dos 1ºs colocados também ganham: o prêmio para a família será um (01) vale-compras de hipermercados no valor de R$ 300,00; prêmio para o professor orientador, um (01) vale-presente de livraria no valor de R$ 400,00 e prêmio para escola, um kit multimídia: computador, impressora multifuncional, projetor multimídia e tela retrátil. Para o 2º e 3º colocados, o prêmio para o aluno será um tablet.

Todas as 18 redações vencedoras serão reunidas em uma coletânea, que pelo 5º ano consecutivo será distribuída, com direito a sessão de autógrafos, na solenidade de premiação do Concurso.

Confira o regulamento completo do Minha Família na Escola aqui.

Informações: (19) 3794 3512 ou compromissocampinas@feac.org.br


Ver todos