Notícias


A Jornada da Academia Educar 2016 começou a todo vapor!

O projeto iniciou mais uma jornada em março e vem trabalhando o protagonismo juvenil, a liderança e a cidadania a todo vapor, emponderando o jovem para transformar sua vida, sua escola e sua comunidade.

3,2,1... Foi dada a largada para a Jornada Academia Educar 2016! A Academia Educar DPaschoal é o primeiro projeto da Fundação Educar DPaschoal e desenvolve, há 26 anos, o protagonismo, a liderança e a cidadania para jovens de escolas públicas de Campinas/SP. Este ano, no dia 30 de março, mais 100 jovens iniciaram o processo de desenvolvimento com a equipe da Academia Educar.

Ao longo de todo o ano, todas as terças e quintas-feiras, os alunos vêm se encontrando no contraturno escolar, no prédio da DPK Campinas, para oficinas e projetos-desafios. “Ao longo de todo o ano, nosso objetivo é oferecer conhecimento e colocar problemas reais para que esses jovens resolvam e, assim, empoderem-se para mudar sua vida, sua escola, sua família e sua comunidade”, afirma Cristiane Stefanelli, coordenadora da Academia Educar DPaschoal.

Um grande diferencial da Academia Educar é o fato de ser feito de jovem para jovem. Para isso, alunos do ano anterior são convidados para serem monitores juvenis. Os monitores constroem as oficinas, as aplicam nas atividades, apadrinham escolas e acompanham os projetos desenvolvidos pelos alunos, sendo uma das referências para ele. Um exemplo de participação ativa desses monitores acontece pelo acompanhamento das multiplicações na escola, conduzida pelos alunos das escolas apadrinhadas por esses monitores. Nas multiplicações, o desafio dos cerca de 5 alunos de cada escola que participam do projeto no Prédio da DPK Campinas é compartilhar tudo aquilo que aprenderam em cada oficina, em um terceiro dia da semana, aos demais alunos da escola. Além disso, os monitores contribuem com o olhar e dicas de quem já passou por aquela etapa, contribuindo para o desenvolvimento desses alunos. 

Abaixo, você pode conhecer os monitores da Academia Educar deste ano:

  • Brendha de Queiroz, 15 anos, está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco;
  • Gabriel Cruz Saraiva, 14 anos, está cursando o 9º ano Ensino Fundamental na EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco;
  • Giovanna Caroline Luciano Inácio, 14 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio na E.E Orosimbo Maia;
  • Letícia Bianca Ferreira, 15 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio na E. E. Profº José Vilagelin Neto;
  • Letícia Monteiro Terra Rodrigues, 15 anos, está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco;
  • Miriã Franco Moraes, 15 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio no ETECAP;
  • Natália Gazzolla Favaro, 16 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio na E.E Miguel Vicente Cury;
  • Nilson Gabriel Andrade Barbosa, 16 anos, está cursando o 2º ano do Ensino Médio na E.E Profº José Vilagelin Neto;
  • Sara Sipriano Melo, 15 anos, está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na EMEF Pe. Leão Vallerie;
  • Victória Beatriz Prado de Oliveira, 16 anos, está cursando o 1º ano do Ensino Médio na E.E Profº José Vilagelin Neto  

  

Serão muitos desafios ao longo do ano, como o “Conhecendo o Mundo”, o “Projeto na Escola”, o “Espetáculo de Encerramento”, que você pode acompanhar clicando aqui. Essa é mais uma Jornada da Academia Educar que vem colocando o jovem como protagonista e líder, desde 2006, e já transformou mais de 4.600 jovens!


Ver todos