Notícias


Disseminando a semente da Academia Educar através das Replicações!

A Metodologia da Academia Educar começou a ser implementada na formação de educadores do Instituto Padre Haroldo e Instituto Gerando Falcões, nos Cursos de Mentoria em Protagonismo Juvenil para a Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP e na Diretoria de Ensino Leste da cidade.

Este ano, começamos os primeiros passos para a realização de um sonho antigo e de todos por aqui: o de conseguir levar para outras instituições a metodologia desenvolvida pela Academia Educar, nos últimos 26 anos de trabalho com jovens de escolas públicas de Campinas/SP, que tem como foco o protagonismo juvenil, a liderança e a cidadania.

Para isso, em 2015, iniciamos um trabalho de sistematização da metodologia, como nos conta Cristiane Stefanelli, coordenadora da Academia Educar: “Acreditamos que não existe uma receita de bolo. A Academia Educar se reinventa todos os anos: sempre nos preocupávamos em como não engessar os educadores que trabalhariam com a nossa metodologia e, ao mesmo tempo, como cuidar para que a essência não se perdesse”. O resultado veio a partir do trabalho de várias mãos. Reunimos alunos, monitores participantes, jovens que já haviam passado por turmas anteriores e especialistas em educação de diversas instituições, e começamos a pensar em assuntos relacionados ao projeto, além de formas de materializar tudo isso para espalharmos ao mundo. O resultado foi o conteúdo que está em fase final, chamado: Guia Academia Educar - da Inspiração à Prática.

Melhor ainda, isso nos trouxe confiança para fechar parcerias com algumas instituições que demonstraram interesse e admiração pelos resultados obtidos com os cerca de 4.600 jovens já participantes. Assim, iniciamos as Replicações da Metodologia da Academia Educar, oferecendo formação para educadores do Instituto Padre Haroldo Rahm (APOT), Instituto Gerando Falcões, Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP e para as Diretorias de Ensino, também do município campineiro. Além disso, a equipe da Daterra Coffee, empresa da Cia DPaschoal, também adotou a metodologia e criou a Academia do Grão.

Na sequência, você pode conhecer cada uma das parcerias que formamos e como elas estão se desenvolvendo.

ACADEMIA DO GRÃO

Em janeiro de 2016, a equipe da Daterra Coffee fez a primeira Academia do Grão. O objetivo é oferecer aos alunos de escolas públicas da zona rural de Patrocínio/MG formações voltadas ao protagonismo juvenil, cidadania e liderança, e sobre o plantio, cultivo e colheita de café.

A Daterra Coffee produz café e é reconhecida como a fazenda mais sustentável do Brasil. Seus cuidados vão além da porteira, porque sempre promove ações para o desenvolvimento da educação na região. Em julho deste ano, vai rolar a 2º Academia do Grão.

INSTITUTO PADRE HAROLDO RAHM (APOT) - REPLICAÇÃO

Os educadores da APOT participaram dos Workshops que fizemos no ano anterior, quando ainda pensávamos em como replicar o conteúdo e, desde lá, já manifestaram interesse em levar os conhecimentos de protagonismo juvenil para os adolescentes do Projeto Rota, que oferece aulas de audiovisual, música e esportes em contraturno escolar. Assim, no início do ano, fizemos uma formação para os educadores e estamos, agora, em processo de planejamento para que, em agosto, os alunos passem a receber oficinas e projetos desafios.

O Instituto Padre Haroldo fica em Campinas e tem como objetivo principal promover cuidados para a vida por meio de seus programas de prevenção, acolhimento institucional e tratamento da dependência química, bem como a difusão deste conhecimento. 

INSTITUTO GERANDO FALCÕES - REPLICAÇÃO

Desde 2011, Eduardo Lyra, fundador do Instituto, tem como objetivo inspirar jovens e transformar realidades na região de Poá/SP. Por isso, identificamos total sinergia entre os trabalhos feitos no Gerando Falcões e na Fundação, o que nos levou a firmar uma parceria para replicar as atividades com os alunos que participam dos programas aos sábados.

O foco? Intercalar, nas atividades esportivas, artísticas e musicais, os conhecimentos oferecidos pela Educar para que esse jovem seja, ainda mais, o protagonista de sua história. Afinal, como a turma do Gerando Falcões sempre diz: não importa de onde você veio, e sim para onde você vai!

CURSO DE MENTORIA EM PROTAGONISMO JUVENIL - FORMAÇÕES

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Pensando em fortalecer os grêmios estudantis das escolas de Campinas/SP, a Secretaria Municipal da Educação nos procurou para dividirmos com alguns educadores a experiência de protagonismo juvenil, cidadania e liderança. De uma ideia simples nasceu o Curso de Mentoria em Protagonismo Juvenil, oferecido para oito professores da rede estadual. Foram oito encontros, cada um com um tema diferente, como o da relação do educador como mentor de protagonismo.

DIRETORIA DE ENSINO LESTE CAMPINAS

Na reta final da parceria com a Secretaria Municipal, a Diretoria de Ensino Leste de Campinas também nos procurou com o mesmo propósito. Em 1º de junho, iniciamos mais uma formação, com 2 turmas de 40 educadores cada uma. As aulas acontecerão até novembro/2016, uma vez por mês, com cada turma!

Por fim, já estamos programando as formações com mais 80 professores da Diretoria de Ensino Oeste de Campinas. Os encontros começarão em agosto, e é uma felicidade enorme ter tantos educadores trocando ideias com a gente sobre o jovem de hoje, premissas de uma relação educadora, pilares da educação, comunicação, avaliação e monitoramento, mentoria e muito mais!

Caso se interesse em multiplicar a metodologia da Academia Educar DPaschoal, entre em contato com a gente através do e-mail: fundacao@educardpaschoal.org.br


Ver todos