Notícias


Produção de textos para a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" entra na fase final

Oficinas nas escolas vão até o dia 08 de agosto e os trabalhos selecionados devem ser inseridos até o dia 19 no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso

Os professores das escolas públicas que se inscreveram na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" têm até o dia 8 de agosto para realizarem as oficinas de produção de textos com os alunos. O diretor da escola terá, então, até o dia 19 de agosto para incluir o trabalho selecionado no site https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

O Programa recebeu nesta edição, mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 4.874 municípios e quase 40 mil escolas. O principal objetivo é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa e oferecer formação ao docente para aperfeiçoar a didática de produção de textos.

Os trabalhos inscritos são divididos em quatro gêneros, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. As oficinas conduzem a preparação dos textos e ajudam a aprofundar o conhecimento sobre cada gênero.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é desenvolvida pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Tem como tema “O lugar onde vivo”, para que os alunos possam estreitar os vínculos com a comunidade.

Seleção e premiação

Após a etapa escolar, que se encerra no dia 19 de agosto com a inscrição dos textos no site do Programa, acontecem as etapas municipal e estadual. Deste processo, são escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal, 125 de cada gênero. As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e da Fundação Itaú Social.

Para a final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro serão selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. A cerimônia de premiação acontece no dia 06 de dezembro, em Brasília (DF), quando serão conhecidos os 20 ganhadores, cinco de cada categoria.

Assessoria de imprensa Fundação Itaú Social

Tamer Comunicação

Ana Claudia Bellintane – 11 3034-5330 – ramal 238 – 11 96909-4407

(anaclaudia@tamer.com.br)

Daniela Martins – ramal 237 – 11 97514-0299 (daniela@tamer.com.br)

Paula Ferraz – ramal 239 (paula@tamer.com.br)


Ver todos