Notícias


Fundação Educar DPaschoal lança aplicativo de incentivo à leitura

Em homenagem ao mês do livro e dos professores, lançamos no Dia das Crianças o aplicativo Leia Comigo!. Com linguagem simples e acessível, o aplicativo traz versões online dos livros da Fundação Educar DPaschoal, que já distribuiu mais de 38 milhões de livros pelo Brasil. Conheça mais aqui.

No último dia 12 de outubro, oferecemos um presente para todos que se interessam pela leitura. O aplicativo “Leia Comigo!” é mais uma das ferramentas de estímulo à leitura que oferecemos à sociedade.

O objetivo principal foi aproveitar o gosto pelas tecnologias para estimular o interesse das crianças pelo mundo das histórias infantis, ofertando uma estante digital na qual todos os livros da Educar ficarão acessíveis ao longo do tempo. Nesta primeira versão, o aplicativo trouxe as histórias “O Pássaro Sem Cor” e “Fadas ou Borboletas”. Ambas as histórias são escritas por Luis Norberto Pascoal, presidente da Fundação Educar.

A primeira é uma história sobre cidadania e solidariedade que tem como personagem principal um pequeno pássaro triste conhecido por não ter cor alguma e que vive situações desafiadoras na floresta onde mora. Já a segunda história, foi desenvolvida através de uma parceria com o Instituto WCF – Brasil. Nela, Angelina é uma menina que vive nas ruas, sem contar com ninguém para dizer o que sente, mas sonhando com um lugar onde seja amada e respeitada. Nesta aventura, ela recebe ajuda de algumas borboletas que a levam do sonho à realidade. Ou seriam fadas?

O aplicativo, não foi desenvolvido somente para quem sabe ler. Com um toque, é possível ouvir as histórias página a página. Dentre as novidades que estão por vir, serão incluídos quizzes nos livros que somarão pontos para cada usuário cadastrado. Também será possível salvar os livros como favoritos para reler facilmente sempre que o leitor desejar.

Para Juliana Furlanetti, responsável pelo projeto “Leia Comigo!”, “a criança ter acesso a livros físicos por meio do Leia Comigo! é prioridade para a Educar. No entanto, não podemos negar que a ideia de lançar essa estante de livros, de acesso gratuito, que cabe na palma da mão, foi muito atrativa para fazer os livros chegarem aonde os livros físicos ainda não chegaram. Além disso, é uma ferramenta para formar crianças protagonistas de sua própria educação e para os adultos passarem um tempo com suas crianças em momentos inesquecíveis, inovar suas formas de pensar a leitura e a contação de histórias. Em breve teremos novidades, como dicas de incentivo à leitura através deste dispositivo. Com certeza, é um avanço para o projeto Leia Comigo! e para contribuir com um Brasil mais leitor.

O aplicativo está disponível somente para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android, e já pode ser baixado na Play Store dos celulares que possuam o Android a partir da versão Kit Kat 4.4. Procure "Leia Comigo!" na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou clique aqui.

SOBRE O LEIA COMIGO!
Para contribuir com a melhora do cenário educacional brasileiro, em 2000, a Fundação Educar DPaschoal criou o projeto  "Leia Comigo!”, que tem como missão inserir a paixão pelos livros na vida da criança, incentivando a leitura e o prazer pelo conhecimento. O projeto contribui com a educação, editando, publicando e distribuindo livros infantojuvenis com conteúdos que transmitem valores. Nossa missão é que toda criança tenha a oportunidade de descobrir a importância da leitura para conhecer um mundo infinito de experiências.

A Fundação Educar DPaschoal busca promover a literatura como elemento fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Os livros são escritos com base nos 4 pilares da Educação (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer - conforme relatório indicado por Jaques Delors para a UNESCO).

Além disso, os livros são distribuídos de forma gratuita para escolas públicas, bibliotecas, organizações sociais que tenham projetos de incentivo à leitura. Os interessados se cadastram em nosso site (www.educardpaschoal.org.br) e, após nossa análise, recebem, gratuitamente, os livros. A análise que realizamos tem como foco identificar projetos que valorizem os leitores em formação e integrem o trabalho de mediadores de leitura.

O envio é feito somente para o endereço da filial (DPaschoal e DPK) escolhida no momento do cadastro e encaminhada através de uma parceria que temos com as transportadoras do Grupo DPaschoal, por meio de frete cortesia. Por isso, a saída do livro até o destino ocorre somente após aprovação e mediante as disponibilidades de carga.

Até 2016, foram editados e distribuídos mais de 38 milhões de livros, por meio de investimento direto, parcerias e leis de incentivo, que permitem levar os livros a diversos estados brasileiros.

Estas distribuições são responsáveis pela criação de dezenas de bibliotecas no país e por ampliar o acervo dos pontos de leituras já existentes. A cada novo projeto, as comunidades são beneficiadas pela facilidade de acesso a um bem cultural. Esse trabalho fez com que fôssemos reconhecidos pelo Prêmio Viva Leitura, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2007, e recebêssemos o Prêmio GRHUS Excelência 2013.


Ver todos