Notícias


Colaboradores da Cia. DPaschoal fazem ação de voluntariado para crianças com câncer

A ação, que é uma das principais novidades de 2016 do Projeto SER Voluntário, reuniu colaboradores da Cia DPaschoal para uma oficina de capacitação em contação de histórias, finalizando uma maravilhosa manhã de atividades para crianças com câncer

Em uma mistura de incentivo à leitura e incentivo à participação ativa dos colaboradores em ações de voluntariado, o projeto SER Voluntário incluiu em seu cardápio de ações anuais o Balão de Histórias.

O objetivo da atividade foi capacitar colaboradores e convidados com técnicas em contação de histórias para atuação voluntária, com foco em incentivo à leitura, no mês das crianças. Com isso, cada colaborador inscrito, pôde trazer um convidado para participar de uma oficina de capacitação em contação de histórias conduzida pela Juliana Furlanetti e pela Simone Santos.

O trabalho se deu em duas etapas: a primeira aconteceu no dia 24 de setembro no prédio das Áreas de Apoio da Compania DPaschoal, e contou com a presença de 24 pessoas. “A ideia principal do primeiro dia foi sensibilizar os voluntários com técnicas de contação para, assim, engajá-los a adotarem esta prática e despertar a criatividade para a etapa seguinte”, afirmou Simone Santos, responsável pelo projeto SER Voluntário. Ao final desta atividade, os participantes saíram com o desafio de construir uma contação de histórias para apresentar às famílias atendidas pela APACC.

A APACC é a Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer que hospeda e oferece apoio as famílias de crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer nos hospitais de Campinas e que não possuem recursos para se manter no município. A instituição, parceira da Educar já em algumas ações, abriu as portas no sábado do dia 08 de outubro para os voluntários realizarem a segunda etapa da ação, oferecendo um pouco de diversão na manhã das pessoas que estavam na casa naquele fim de semana.

O resultado foi encantador! Os voluntários se comprometeram profundamente e fizeram a contação inspirados por 5 histórias livros da Fundação Educar: As três Perguntas do Rei, Cumbuca de Ouro, Pássaro sem Cor, Semente da Verdade e Diz a Lenda. Foi uma manhã de muita emoção, sorrisos e inspiração para quem se voluntariou, como afirma Marta Lanzoni, da área de Relações Públicas da DPaschoal: “Quando fui para a ação, pensei que fosse doar alguma coisa. Mas, foi o contrário. Se reverteu”. Para explicar o quanto ganhou, Marta produziu um acróstico com o nome da ação, que você confere aqui:

BALÃO DE HISTÓRIAS
Amor – eu recebi
Leveza – eu senti
Amigos – eu fiz
Orgulho - de fazer parte
DE (LÍCIA) de manhã
Humor – eu reparti
Ideia – eu agreguei
Sorriso – eu troquei
Ternura – eu senti
Ouvir – eu aprendi
Riqueza – eu ganhei
Inusitada – foi a ação
Agir – me incentivei
Sentir – resumo de tudo aí de cima

Não bastasse, para o dia, o colaborador Diogo Guedes, da área de engenharia, fez uma poesia com o título “Apenas sonhem”, que foi lida para as crianças e familiares no encerramento da atividade. Confira-a clicando aqui. Para conferir as fotos do dia, acesse o nosso Facebook.


Ver todos