Educar para o Protagonismo

SER Voluntário


O que é?

A Fundação Educar DPaschoal, desde sua criação, atua como facilitadora de práticas de voluntariado para colaboradores e familiares da Companhia DPaschoal. Dessa forma, em parceria com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), criamos oportunidades e reconhecemos as boas práticas de cidadania realizadas em todos os locais de atuação da empresa. Para que esse trabalho aconteça, criamos, em 2012, o SER Voluntário.

Os principais objetivos do projeto são: engajar colaboradores e familiares para a promoção do SER, reforçando, assim, os valores da companhia e gerar informações para o público interno e externo , permitindo, assim, trocar e fornecer as mesmas com outras instituições do segmento.

A Companhia DPaschoal possui valores que são traduzidos pelo nosso Jeito de SER, lançado em 2010. O SER (Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade) visa construir uma empresa que oferece oportunidades de crescimento de forma inovadora e sustentável para clientes, colaboradores, parceiros, acionistas e para o país, agindo com simplicidade, honestidade, transparência, ética e responsabilidade, além de proporcionar respeito, orgulho e reconhecimento a todos. É o plantio de boas práticas no negócio, na sociedade e no meio ambiente.

Ao longo do ano, a Educar promove ações que contribuem para essa metodologia, reforçando o nosso compromisso por um mundo melhor. Conheça abaixo os projetos desenvolvidos com colaboradores:

  • Concurso Educar e Você de Ações Sociais

Foi criado para contribuir e incentivar colaboradores a promoverem ações sociais, atuarem voluntariamente e estabelecerem pontes e relacionamento focados no desenvolvimento social local. Os colaboradores de lojas e Centros de Distribuição DPK (CDs) inscrevem ações sociais de entidades de sua localidade, as quais, se eleitas pela Comissão Julgadora, receberão um investimento no valor de até R$ 2.000,00 (dois mil reais). Saiba mais clicando aqui.

  • Campanha do Agasalho

Campanha nacional de incentivo a prática da solidariedade em todas as unidades da Companhia DPaschoal, incentivando a arrecadação de agasalhos, além de estimular o relacionamento com a comunidade local.

  • Oásis Educar

Tem como objetivo estimular os voluntários das unidades de negócio de Campinas e região a participarem, em parceria com a Academia Educar, do mutirão nas escolas públicas. Para saber mais sobre o Oásis Educar, clique aqui. Essa ação é aberta à comunidade e qualquer um pode participar como voluntário no "Dia do Mão na Massa".

  • Dia D

Para reforçar os valores da Companhia DPaschoal e proporcionar experiências de aprendizagem e exercício cidadão, promovemos o “Dia D” – Dia de Fazer a Diferença, estimulando colaboradores de todas as empresas do grupo a se mobilizarem para ações voluntárias com foco em Educação e Cidadania. Toda ação de impacto positivo e realizada no mês de agosto é válida e os colaboradores podem contar com as ferramentas da Fundação Educar DPaschoal para replicá-las localmente.

  • Kit Maternidade

Para estimular o gosto pela leitura desde pequeno, a Educar incorpora, junto com o Kit Maternidade fornecido pela área de Benefícios, um conjunto de livros para dar início a primeira biblioteca, além de um cartão para comemorar a chegada da criança. Esse é um benefício exclusivo para os colaboradores da Campanhia DPaschoal.

  • Conhecendo o Mundo

Projeto da Academia Educar no qual os jovens pesquisam dados como população, cultura, clima de diversos países e apresentam para uma banca julgadora. A Fundação Educar convida e estimula voluntários das áreas de apoio a participarem como avaliadores para contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento dos adolescentes.

  • Semana Global de Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é um movimento que ocorre no mês de novembro em diversos países e tem, como objetivo, conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender. A Fundação Educar promove a ação entre estudantes de escolas públicas e voluntários das áreas de apoio, mostrando aos aluno que quando existe um sonho, é necessário dedicação, comprometimento e coragem para tomar iniciativa e fazê-lo acontecer.

  • Natal Voluntário

Campanha de incentivo à pratica da solidariedade através do apadrinhamento de crianças de uma entidade previamente determinada. Assim, os colaboradores presenteiam as crianças com kit de material escolar.

  • Mobilizações

A mobilizações são feitas em prol de ajudar os colaboradores que passam por uma situação difícil. Em 2015, quando ocorreram os deslizamentos da região serrana do RJ e das enchentes em Santa Catarina, por exemplo, os colaboradores que foram afetados receberam contribuições, feitas através das mobilizações, para se reestabelecerem. 


Apesar de lançado somente em 2012, as ações sociais e de voluntariado estão nas atividades da Companhia DPaschoal e da Fundação Educar DPaschoal desde antes da sua criação.

Já do segundo objetivo, o Projeto SER Voluntário sempre atuou como desenvolvedor de conteúdo para voluntários e nossas informações podem ser acessadas através dos menus Seja Voluntário e Materiais de Apoio.

Todas estas ações fizeram com que a Educar recebesse o SELO Organização Parceira 2011/2012 e 2013/2014 do Centro de Voluntariado de São Paulo, reconhecendo-nos como um programa de voluntariado atuante, organizado e transformador.