Educar para Ler

Leia Comigo!


O que é?

Segundo dados do Relatório "De Olho nas Metas" de 2013/2014, feito pelo "Todos pela Educação", 44,5% das crianças do 3° ano do ensino fundamental saem com aprendizagem considerada adequada em leitura e só 45,1% das crianças que saem do 5° ano atingem o esperado de aprendizagem em língua portuguesa. A média de leitura do brasileiro é de 4 livros lidos ao ano, dos quais apenas 2 são lidos até o fim, segundo a 3ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", realizada em 2011. Tais indicadores demonstram a urgência da mobilização dos setores da sociedade (iniciativa pública e privada) para promover leitura e a consciência do valor social do livro.

Para contribuir com a melhora de cenários como estes, a Fundação Educar DPaschoal, em 2000, criou o  "Leia Comigo!”, o projeto contribui com a educação, editando, publicando e distribuindo livros infantojuvenis com conteúdos que ensinam valores e tem como premissa inserir a paixão pelos livros na vida da criança, incentivando a leitura e o prazer pelo conhecimento e que toda criança tenha a oportunidade de descobrir as maravilhas da leitura, a qual é a porta para um mundo infinito de de experiências.  

A Fundação Educar DPaschoal busca promover a literatura como elemento fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Os livros são escritos com base nos 4 pilares da Educação (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer - conforme relatório indicado por Jaques Delors para a UNESCO).

Além disso, eles são distribuídos de forma gratuita para escolas públicas, bibliotecas, organizações sociais que tenham projetos de incentivo à leitura. Os interessados se cadastram em nosso site (www.educardpaschoal.org.br) e, após nossa análise, recebem, gratuitamente, os livros. A análise que realiada tem como foco identificar projetos que valorizem os leitores em formação e integrem o trabalho de mediadores de leitura. Assim, os livros conduzirão os leitores ao instigante universo da leitura, mostrando o papel dos valores na formação de cada um de nós. O envio é feito somente para o endereço da filial (DPaschoal e DPK) escolhida no momento do cadastro e encaminhada através de uma parceria que temos com as transportadoras da CIA DPaschoal e do Carona Amiga. Por isso, a saída do livro até o destino ocorre somente após a aprovação e mediante as disponibilidades de carga.

Até 2014, foram editados e distribuídos mais de 37 milhões de livros, por meio de investimento direto, parcerias e leis de incentivo, que permitem levar os livros a diversos estados brasileiros. Você encontrará muitos títulos produzidos pela Educar em nossa biblioteca em nosso site e através do ISSUU,

Além disso,  a distribuição dos livros feitos pela Fundação Educar é responsável pela criação de dezenas de bibliotecas no país e por ampliar o acervo delas. A cada novo projeto, as comunidades são beneficiadas pela facilidade de acesso a um bem cultural. Esse trabalho fez com que fossemos reconhecidos pelo Prêmio Viva Leitura, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2007 e, em 2013, recebeu o Prêmio GRHUS Excelência 2013.