Educar para o Protagonismo

Formação de Professores


O que é?

Quando parávamos para avaliar os resultados da Academia Educar chegávamos a uma única conclusão: precisávamos impactar mais jovens.

Como primeiro passo, organizarmos os nossos conhecimentos para torná-lo ainda mais tangível e acessível para todos. Este processo juntou participantes do projeto de diversos anos, ex e atuais colaboradores, assim como alunos e monitores do projeto Academia Educar. Confirmada a essência junto a quem vivenciou o projeto e sistematizando a metodologia, lançamos o livro “Academia Educar: da inspiração à prática” que pode ser acessado clicando aqui.

Entendemos que a figura dos educadores nas escolas ocupa um papel fundamental na formação do ser humano integral e tem um poder enorme de transformação para um público ainda maior de jovens. Por isso, juntando esse sonho com os bons resultados apresentados e reconhecidos ao longo de 27 anos, escolhemos utilizar dessa experiência para inspirar outros educadores a aplicarem o protagonismo juvenil como estratégia educativa para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a cidadania. .

Institucionalmente, dividimos o projeto em duas frentes: replicação e formação

Adotamos como estratégia sempre compartilhar da nossa prática educativa.

Nosso objetivo não é “ensinar o jeito”, mas sim, dividir nossa experiência para, possivelmente, inspirar a mudança de olhar as práticas que colocavam o aluno no centro do desenvolvimento. Paralelo a isso, evidenciamos nas formações não só a prática, mas também toda nossa base conceitual fundamentada nos educadores:  Antonio Carlos Gomes da Costa, Rubem Alves, José Pacheco, Jean Piaget e Jacques Delors.

Além disso, focamos sempre na coerência das informações que estamos dividindo com os educadores e a equipe Educar que aplica as formações, além de contarmos com a participação dos monitores juvenis como exemplo de que vale a pena acreditar no jovem.