Imprensa

Fundação Educar DPaschoal divulga vencedores do Prêmio Trote da Cidadania


Petrolina (PE), Vitória (ES) e Campinas (SP) foram os escolhidos

Jovens de todas as partes do Brasil vieram a Campinas conhecer os vencedores do Trote da Cidadania 2008. Foram 33 projetos solidários inscritos e três vencedores do Prêmio concedido pela Fundação Educar DPaschoal. A premiação ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro, na Unicamp, e contou com a presença reitor, José Tadeu Jorge, do presidente da Fundação Educar DPaschoal, Luis Norberto Pascoal, e da diretora da Fundação, Isabela Becker.

Os vencedores em 2008 foram: em primeiro lugar, o projeto Ação Contra a Fome (de Carinho), da Universidade Federal do Vale do São Francisco, de Petrolina (PE). Em segundo, a Faculdade Batista de Vitória (Fabavi), de Vitória, no Espírito Santo, com o projeto Vigilantes dos Preços. E em terceiro, a Unicamp, com o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. O primeiro lugar ganhou um notebook, e o segundo, uma câmara fotográfica.

"O Trote da Cidadania começou há nove anos e, desde então, ganha novos participantes. Ficamos muito felizes por conseguir reunir jovens tão conscientes para este encontro que difundirá o trote da cidadania por todo o país. Estes universitários são nossos futuros profissionais, que aprendem e praticam na faculdade ações solidárias. Com certeza, esta experiência refletirá em outras atitudes conscientes pelo resto da vida", afirma Luis Norberto Pascoal, presidente da Fundação Educar DPaschoal, que, junto com a Unicamp, idealizou o prêmio. 

Os jovens - quarenta ao todo - reuniram-se entre os dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo e Campinas, e trocaram experiências que servirão de apoio e inspiração para colocar em prática os próximos projetos. O grupo também participou de um debate sobre empreendedorismo social com Gilberto Dimenstein, jornalista e diretor pedagógico da Cidade Escola Aprendiz, e com Rodrigo Mendes, eleito um dos três Young Global Leaders brasileiros pelo Fórum Econômico Mundial. 

Durante o evento, foram anunciados a comemoração do décimo ano do Trote da Cidadania, que será em 2009, e o próximo Prêmio Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal, que premiará os vencedores com uma viagem de turismo consciente para conhecer e atuar numa comunidade sustentável e ecologicamente correta. 

Os estudantes que participaram do evento ganharam os livros "Mude de lado - como realizar um projeto de Trote da Cidadania" e "Trote da Cidadania - 8 jeitos de mudar o mundo na universidade". "Com os livros, saberão como montar um projeto solidário e como se inscrever para a premiação", afirma a coordenadora do Trote da Cidadania, Cibele Helena Salvaterra. 

A diretora da Fundação Educar DPaschoal, Isabela Becker, diz que os trotes solidários estão ganhando cada vez mais espaço dentro das universidades. "Em sua nona edição, foram inscritos 33 projetos de nove estados brasileiros, 43% a mais do que ano passado", afirma Isabela. 

Sobre o Trote da Cidadania 

Com o objetivo de estimular universitários de todo o país no desenvolvimento de atividades sociais no início das aulas, a Fundação Educar DPaschoal, desde 1998, oferece metodologia para planejamento e prática de ações de voluntariado universitário. Os melhores trabalhos são premiados. Hoje, centenas de universidades de todo o país desenvolvem o Trote da Cidadania em sua comunidade. 

Mais informações sobre o Trote: www.trotedacidadania.org.br.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal
A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de educação e de estímulo à leitura, tendo sempre como objetivo promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Atualmente, são três os projetos desenvolvidos pela Fundação:
Por meio do projeto Leia Comigo!, utilizando recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Já foram distribuídos mais de 30 milhões de exemplares em todo o Brasil. 
Com a Academia Educar, promove a formação de núcleos de Protagonistas Juvenis em escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade. 
O Trote da Cidadania premia universitários de todo o Brasil e os incentiva a promover ações sociais com os calouros, visando a substituir o trote humilhante ou violento.
Ao desenvolver esses projetos, procurando contar sempre com valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, dar sua contribuição à sociedade em sua caminhada pela educação e pela cidadania.

Mais informações sobre a Fundação: www.educardpaschoal.org.br.

Informações para a imprensa: 
Canal de Comunicação
Kátia Camargo
Maria Finetto
19-3295-3525
katia@canaldecomunicacao.com.br 
www.canaldecomunicacao.com.br


Ver todos