Imprensa

Trote da Cidadania ganha força como alternativa ao violento


Aos poucos, a cultura do trote violento perde espaço e dá lugar às iniciativas de solidariedade para marcar o início da vida acadêmica

No começo das aulas deste ano, estima-se que mais jovens troquem os trotes violentos por ações sociais. "A cada ano, mais instituições de ensino superior aderem à ideia do chamado 'trote da cidadania', no qual os ingressantes participam de campanhas de cunho social, como de doação de sangue, alimentos e roupas, e também prestam serviço voluntário. Isso não significa, porém, que os trotes violentos necessariamente estejam sendo deixados de lado. Em alguns lugares, a cerimônia de pintura e corte de cabelo dos calouros ainda divide espaço com as atividades solidárias", afirma Cibele Helena Salvaterra, coordenadora do Trote da Cidadania.

Em 1999, a Fundação Educar DPaschoal lançou o Trote da Cidadania, que tem como lema “No lugar de violência, consciência. Em vez de humilhação, mobilização”. O projeto consiste em oferecer ferramentas e know-how para que os jovens possam planejar o trote com ações solidárias. A Fundação disponibiliza uma cartilha com exemplos práticos e o passo a passo para a criação dos projetos com apoio das universidades. Além da cartilha, os alunos podem receber materiais de divulgação como cartazes, folhetos, etc. Desde o lançamento, a Fundação premia, todos os anos, os três melhores projetos realizados pelos universitários. O objetivo é incentivar, cada vez mais, a participação desses jovens. 

Até hoje, mais de quatrocentas universidades já participaram do Prêmio Trote da Cidadania. “Este ano, esperamos ampliar a abrangência das ações. Mais pessoas interessadas no Trote da Cidadania, e de vários estados brasileiros, têm procurado a Fundação”, diz Cibele Salvaterra.

Para auxiliar o seu trabalho, disponibilizamos fotos, histórico com clipping de trotes violentos ecases dos melhores projetos de 2008.

Sobre o Trote da Cidadania

Com o objetivo de estimular universitários de todo o país no desenvolvimento de atividades sociais no início das aulas, a DPaschoal, por meio da Fundação Educar DPaschoal, oferece, desde 1999, metodologia para planejamento e prática de ações de voluntariado universitário. Hoje, centenas de universidades de todo o país desenvolvem o Trote da Cidadania em sua comunidade, e os melhores trabalhos são premiados.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de educação e de estímulo à leitura, tendo sempre como objetivo promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Atualmente, são três os projetos desenvolvidos pela Fundação: 
Por meio do projeto Leia Comigo!, utilizando recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Já foram distribuídos mais de 30 milhões de exemplares em todo o Brasil. 
Com a Academia Educar, promove a formação de núcleos de Protagonistas Juvenis em escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade. 
O Trote da Cidadania premia universitários de todo o Brasil e os incentiva a promover ações sociais com os calouros, visando a substituir o trote humilhante ou violento. 
Ao desenvolver esses projetos, procurando contar sempre com valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, dar sua contribuição à sociedade em sua caminhada pela educação e pela cidadania.

Informações para a imprensa: 
Canal de Comunicação
Kátia Camargo
(19) 3295-3525 - (19) 9774-0219 
katia@canaldecomunicacao.com.br


Ver todos