Imprensa

Inscrições para o Prêmio Trote da Cidadania terminam dia 1º de abril


Os alunos e as universidades que se inscreverem no Prêmio Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal concorrem a uma viagem de turismo consciente

Apesar dos recentes casos de trotes violentos exibidos em toda a imprensa, existe em todo o país uma corrente que, a cada ano, busca conscientizar os alunos da importância de receber os calouros com trotes cidadãos, e se trabalham conceitos como solidariedade, preservação do meio ambiente, cultura e educação.

Para incentivar mais grupos a desenvolverem trotes cidadãos, a Fundação Educar DPaschoal realiza o Prêmio Trote da Cidadania, que neste ano está completando dez anos. Quem realizou um projeto interessante ainda tem tempo de fazer a inscrição, até o dia 1º de abril. As informações de como participar estão disponíveis no hotsite www.trotedacidadania.org.br. O prêmio para o primeiro lugar (grupo com cinco universitários e um professor) é uma viagem de turismo consciente, o segundo colocado ganhará um laptop, e o terceiro uma filmadora. 

Além disso, os 25 melhores projetos inscritos participarão de um workshop para debater a importância dos trotes cidadãos. Neste evento, os grupos têm a oportunidade de compartilhar seus projetos e trocar experiências, enriquecendo seus conhecimentos.

"Antes do término das inscrições, já percebemos que tivemos um aumento muito significativo de interessados em participar do Prêmio Trote da Cidadania. Esperamos que, até o dia 1º de abril, o número de projetos inscritos se multiplique", afirma a coordenadora do Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal, Cibele Helena Salvaterra.

O Trote da Cidadania 2009, patrocinado pelo Grupo DPaschoal, conta com o apoio de: UniEthos, Faça Parte, Centro de Voluntariado de São Paulo e Todos Pela Educação.

Sobre o Trote da Cidadania

Com o objetivo de estimular universitários de todo o país no desenvolvimento de atividades sociais no início das aulas, a DPaschoal, por meio da Fundação Educar DPaschoal, oferece, desde 1998, metodologia para planejamento e prática de ações de voluntariado universitário. Hoje, centenas de universidades de todo o país desenvolvem o Trote da Cidadania em sua comunidade, e os melhores trabalhos são premiados.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de educação e de estímulo à leitura, tendo sempre como objetivo promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Atualmente, são três os projetos desenvolvidos pela Fundação: 

Por meio do projeto Leia Comigo!, utilizando recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Já foram distribuídos mais de 30 milhões de exemplares em todo o Brasil. 

Com a Academia Educar, promove a formação de núcleos de Protagonistas Juvenis em escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade. 

O Trote da Cidadania premia universitários de todo o Brasil e os incentiva a promover ações sociais com os calouros, visando a substituir o trote humilhante ou violento. 

Ao desenvolver esses projetos, procurando contar sempre com valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, dar sua contribuição à sociedade em sua caminhada pela educação e pela cidadania.

Informações para a imprensa: 

Canal de Comunicação
Kátia Camargo
Telefones: 19-3295-3525/19-9774-0219
katia@canaldecomunicacao.com.br


Ver todos