Imprensa

Fundação Educar lança coleção vídeos de contação de histórias para acesso gratuito


A nova coleção tem como objetivo enriquecer o trabalho de mediadores de leitura de todo o Brasil oferecendo ferramentas simples, práticas e acessíveis.

A Fundação Educar DPaschoal acredita na educação para a cidadania como estratégia de transformação social, gerando valor compartilhado nas comunidades. Para que isso ocorra, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades e desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo através da leitura. Buscando atingir esse segundo objetivo, lançamos recentemente, a coleção Histórias para Contar do Projeto Além do Encantamento.

A coleção, feita em parceria com a Jaguar Land Rover, traz uma uma série de 20 vídeos de contação de histórias. Os vídeos apresentam adaptações dos livros da Fundação Educar DPaschoal e oferecem alternativas práticas de apoio à contação de histórias, fazendo uso criativo de objetos do dia-a-dia para estimular à leitura.

Os vídeos apresentados pelo professor e diretor teatral Alexandre Souzah, além de receberem LIBRAS – (feitas por Fabiano Campos) e legendas, estarão acompanhados dos tutoriais e moldes para serem acessados através do site: www.educardpaschoal.org.br e no canal do Youtube (www.youtube.com/educardpaschoal)

Realizada sob a direção criativa do Lokomotiv Studio, a série tem uma linguagem visual, sonora e narrativa que traz, desde o design dos elementos da vinheta de abertura à criação de trilhas sonoras exclusivas compostas pelo estúdio sonoro Vitrola Digital, na intenção de surpreender e aproximar o imaginário de crianças e adultos, valorizando texturas, sensações e principalmente o encantamento que somente o acesso à literatura é capaz de nos proporcionar.

A mistura de inovação e simplicidade será um prato cheio para quem quiser fazer a diferença no mundo, contando histórias de livros para lá de especiais e contribuir para o aumento de alguns índices brasileiros como:

  • Segundo dados do “Relatório De Olho nas Metas 2013-2014”, divulgado pelo “Todos pela Educação”, somente 44,5% das crianças do 3° ano do ensino fundamental saem com aprendizagem considerada adequada em leitura.
  • Apenas 45,1% das crianças que saem do 5° ano atingem o esperado de aprendizagem em língua portuguesa, aponta o relatório mencionado anteriormente.
  • A média de leitura do brasileiro é de 4 livros lidos ao ano, sendo que 2 são lidos até o fim, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011.
  • Pesquisa feita pela FECOMÉRCIO-RJ com 70 cidades de 9 regiões metropolitanas, traz dados ainda mais preocupantes, pois, 70% das pessoas responderam que não leram nenhum ano em 2014.

 

Educar para Ler:
As crianças que não sabem ler precisam de alguém que lhes apresentem a leitura e essa é uma das ideias do Programa Educar para Ler. Por isso, desde 2005, por meio do Além do Encantamento, investimos em ferramentas para capacitar e engajar mediadores de leitura através de workshops e premiações em vários estados do Brasil como Rio de Janeiro, Salvador e Minas Gerais. Em paralelo, o projeto Leia Comigo! desenvolve o trabalho de estímulo à leitura desde 2000, distribuindo livros infantojuvenis para todos os estados brasileiros através do apoio das Leis de Incentivos Fiscais, aprovados pelos Ministério da Cultura, e parceiros investidores que acreditam nesta causa.  Ao longo desses 16 anos, o Leia Comigo! já distribuiu mais de 38 milhões de livros gratuitamente, através de solicitações feitas em nosso site, para que cheguem para ONGS, escolas e bibliotecas públicas, através da rede de lojas DPaschoal e Centros de Distribuição DPK, por transportadoras parceiras que levam nossos livros de carona.

Além disso, é possível acessar os livros online no menu Nossos Livros em nosso site e através da nossa biblioteca virtual do ISSUU.

Sobre a parceria
Da vontade de inspirar novas formas de incentivo à leitura por meio da arte de contar histórias, em 2014, nasceu a parceria entre a Jaguar Land Rover e a Fundação Educar DPaschoal.

A primeira ação em conjunto foi em Itatiaia/RJ. Foram 5 workshops Além do Encantamento, oferecidas pela Fundação Educar sobre o tema A Arte de Contar Histórias, dedicadas aos docentes da rede Municipal de Educação. Além disso, foram distribuídos 20.000 livros à Secretaria Municipal de Educação do município para que ela os direcione gratuitamente às instituições púbicas de ensino da região, impactando, assim, cerca de 15 escolas e creches da rede municipal e de 1200 crianças de 0 a 9 anos.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal
Saiba mais acessando www.educardpaschoal.org.br ou através das nossas redes sociais:

 

Marta Lanzoni – Assessoria Imprensa | Relações Públicas | Cia. DPaschoal
Telefone: 19 3728-8110
E-mail: marta.lanzoni@dpaschoal.com.br;

Jonas Santos | Comunicação | Fundação Educar DPaschoal
Telefone: 19 3728-8209
E-mail: jonas.santos@educardpaschoal.org.br;           


Ver todos