Imprensa

Livro da Fundação Educar é editado pela primeira vez em braile


Fundação Educar e Chevron viabilizam projeto em braile para incentivar a leitura

A Fundação Educar DPaschoal, em parceria com a Chevron Brasil (por meio da marca Texaco), lança pela primeira vez na versão braile o livro “O grande dia”, no próximo dia 27 de agosto. O título, da coleção "Amigos Especiais", tem a autoria de Patrícia Engel Secco. É a história de Rodrigo, um menino muito especial que, por ser cadeirante, não conseguia jogar futebol com os amigos na escola. Mas, como uma de suas habilidades era jogar xadrez, ele, que sempre foi um excelente observador, passou a dar dicas para os amigos que jogavam futebol no recreio. Ele ressaltava a importância de trabalhar em grupo para obter os melhores resultados. Com suas dicas preciosas, o time da escola passou a vencer os jogos, e Rodrigo foi escolhido para ser o técnico da equipe.

O livro, que trabalha valores como cidadania, necessidades especiais, solidariedade e superação, foi adaptado para o sistema braile conforme as normas do Ministério da Educação. Ao todo, foram editados 1500 kits que são compostos por um livro em braile, um para quem possui baixa visão e um CD (audiolivro). “As três versões são para atingir o maior número de pessoas que realmente precisam desse material para exercitar a leitura”, afirma Sílnia Martins Prado, coordenadora do Projeto Leia Comigo! da Fundação Educar DPaschoal.

Os kits de “O grande dia” serão entregues para o Instituto Benjamin Constant, a partir das 14 horas, no Rio de Janeiro. No dia do lançamento, serão distribuídos duzentos kits para os participantes. O restante será doado para as escolas de todo o Brasil que trabalham com alunos com problemas de baixa visão ou cegueira total.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de estímulo à leitura e de educação, tendo sempre como objetivo promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Atualmente, são três os projetos desenvolvidos pela Fundação: 

Por meio do projeto Leia Comigo!, utilizando recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Já foram distribuídos mais de 30 milhões de exemplares em todo o Brasil. 

Com a Academia Educar, promove a formação de núcleos de Protagonistas Juvenis em escolas públicas, criando oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade. 

O Trote da Cidadania premia universitários de todo o Brasil e os incentiva a promover ações sociais com os calouros, visando a substituir o trote humilhante ou violento. 

Ao desenvolver esses projetos, procurando contar sempre com valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, dar sua contribuição à sociedade em sua caminhada pela educação e pela cidadania.

Sobre a Responsabilidade Social da Chevron

A Chevron desenvolveu o projeto Semeando Cidadania na Escola em parceria com a Fundação Educar DPaschoal para doar livros paradidáticos a alunos de escolas públicas. O projeto recruta centenas de voluntários por todo o Brasil, que atuam de forma unificada para que os livros cheguem a cidades dos quatro cantos do país. Em abril deste ano, o projeto atingiu a marca de mais de um milhão de livros doados a escolas públicas de diferentes regiões do país.

A Chevron tem como estratégia realizar ações em comunidades nas quais há atuação da empresa ou de seus clientes, com apoio prioritário à alfabetização de adultos, incentivo à leitura, educação ambiental e prevenção da aids. 

Informações para a imprensa: 
Canal de Comunicação
Maria Finetto/ Kátia Camargo
19-3295-3525
maria@canaldecomunicacao.com.br
kátia@canaldecomunicacao.com.br


Ver todos