Notícias


Academia de Férias oferece oportunidade de desenvolvimento profissional para alunos da Academia Educar

O que você fez nas férias escolares? Por aqui, cerca de 80 jovens participaram de atividades que contribuíram ainda mais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A Academia de Férias que acontece anualmente para os jovens participantes da Academia Educar. Criado em 2014, tem como objetivo continuar promovendo a liderança, a cidadania e o protagonismo juvenil durante o período de férias escolares e trazer oportunidades para que os jovens tenham alguns conhecimentos com foco no desenvolvimento profissional. Assim, construímos junto a alguns parceiros uma programação repleta de atividades, onde os jovens podem escolher uma ou mais atividades para participar, dependendo do número de vagas disponíveis.

Abaixo, você conhece um pouco mais de cada atividade, os parceiros e um depoimento de jovens e monitores participantes.

WORKSHOP PROJETO DE VIDA E CARREIRA

A primeira atividade da Academia de Férias foi o Workshop sobre “Projeto de Vida e Carreira”, com o empresário e consultor de recursos humanos Luiz Drouet. Lá, os 20 jovens presentes assistiram uma palestra sobre atitudes necessárias para que se construa um plano de carreira na vida profissional e pessoal. “O que mais me marcou foi o quão importante é se conhecer e aprender com os meus erros passados para que eles não se repitam no futuro. Outro ponto marcante foi a questão do tempo: aonde eu quero estar daqui cinco, dez anos? Antes eu pensava muito no “agora”, então, o workshop me fez perceber a importância de pensar nas minhas atitudes, que podem influenciar no futuro. Gostei muito! ” conta Raquel Bressani, 14 anos, estudante da E.E Dom Barreto.

CURSO DE MECÂNICA BÁSICA E TRILHAS DE CARREIRAS

 Fundada em 2011, a Escola do Mecânico tem como objetivo capacitar os alunos no segmento da Mecânica Automotiva, de Motocicleta, de Empilhadeira e Gestão Empresarial. Desde de a criação da Academia de Férias, a empresa oferece um Curso de Mecânica Básica e Trilhas de Carreiras para jovens da Academia Educar.

Esse ano foram 20 participantes e para quem acha que mecânica é só coisas de homem, dá uma olhada no depoimento da Miriã: “Foram dois dias de curso! No primeiro dia, tivemos a parte mais teórica; aprendemos sobre a atuação do mecânico, da importância dele e em quais áreas ele pode trabalhar. No segundo dia, tivemos a aula prática; olhamos o motor, como até um parafuso faz a diferença no todo e, por último, colocamos a mão na massa! Desmontamos o motor e depois o remontamos.  Eu achei a experiência muito interessante, pois aprendemos o quão importante o mecânico é para a sociedade e que a mulher pode sim estar nesse meio, desde que ela esteja fazendo o que gosta”. Miriã Moraes tem 15 anos, entrou no projeto pela EMEF Pres. Humberto Castelo Branco no ano passado e, este ano, além de ser aluna da ETECAP (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado), é monitora da Academia Educar.

 

CURTA NA EDUCAR

Em parceria com a VideoBase Filmes, os 31 jovens participantes definiram um tema, construíram o roteiro e estiveram na produtora conhecendo cada núcleo necessário para que um curta fosse feito. Até oficina de maquiagem, de roteiro e uma palestra sobre violência eles tiveram!

O curta ainda está em processo de edição, mas, quando ele estiver pronto, divulgaremos no Youtube para que todos possam assistir! Fiquem de olho, porque aí vem coisa boa! Para Letícia Monteiro, 15 anos, monitora da Academia Educar e estudante da EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, a experiência “foi demais, porque o tema escolhido (que não será revelado agora... é surpresa!) é bem amplo: nós estudamos bastante, discutimos sobre isso, trouxemos exemplos sobre a nossa realidade e juntamos todas as ideias. Levaram também uma palestrante para falar sobre o assunto e, no dia da gravação, tivemos a oportunidade de conversar com uma atriz, que nos contou um pouco sobre o tema. Foi muito impactante! O que eu mais gostei foi de saber o que tem por trás de um filme e como funciona a produção como um todo. ” Conta a jovem.

A parceria com a VideoBase nasceu em 2009 e desde então foram produzidos seis curtas metragens, todos com temas atuais e escolhidos pelos próprios adolescentes. Mas que fazer um filme, o foco principal é utilizar do audiovisual como ferramenta de transformação social. Para assistir os curtas produzidos nos anos anteriores, acesse o nossa página de vídeos clicando aqui e vá até a playlist de curtas metragens.

 

JOVENS/A:

Em parceria com a Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cia DPaschoal, os 21 jovens participantes tiveram a oportunidade de receber dicas de como atuar no mercado de trabalho, além de vivenciarem, por meio período, como é o dia a dia de algumas áreas em uma empresa.

Durante três dias, os participantes aprendem sobre comunicação facilitadora, excelência no atendimento, postura no mercado de trabalho e níveis de maturidade em um curso oferecido e certificado pela Universidade DPaschoal.  “Foram três dias muito interessantes! No primeiro dia, os jovens foram as Áreas de Apoio da DPaschoal. Essa foi uma experiência importante, porque eles nunca tinham visitado a parte interna de uma empresa e não tinham tido contato com o mercado de trabalho. No segundo dia, algumas áreas se apresentaram para nós. No último dia, nós pudemos colocar em prática tudo o que aprendemos, além de ter vivenciado o dia a dia de algumas dessas áreas. Foi muito bom, pois adquirimos experiências que levaremos tanto para a nossa vida profissional quanto pessoal. ” conta Nilson Gabriel Barbosa, 16 anos, monitor da Academia Educar, estudante da E.E Profº José Vilagelin Neto.

O JovenS/A foi criado especificamente para a Academia de Férias quando tivemos a ideia de proporcionar esse momento de desenvolvimento profissional para os adolescentes do projeto e, pelo depoimento, dá pra ver o quanto faz a diferença!

Fica aqui nosso muito obrigado a todos os parceiros que com muito carinho recebem os nossos jovens para dividirem um pouco de suas trajetórias e experiências, oferecendo a eles a oportunidade de ampliar seus horizontes e se desenvolverem!

 

Quer saber mais sobre o que ocorre durante a Jornada da Academia Educar no resto do ano? Acesse aqui


Ver todos