Notícias


Jovens da Academia Educar fazem curta metragem sobre violência doméstica contra a mulher.

O 7º curta metragem feito pelos jovens da Academia Educar DPaschoal em parceria com a VideoBase Filmes é uma das atividades da Academia de Férias e tem como objetivo empoderar o jovem para utilizar o audiovisual também como uma estratégia de transformação social.

            

 

Nas férias escolares, muitos jovens só querem sentar nos seus sofás e fazer “um pouquinho de nada”. Se tem algo de errado nisso? Talvez não. Descansar é sempre bom! Mas, os alunos da Academia Educar DPaschoal optaram por uma atividade diferente e o resultado dessa escolha foi o 7º Curta na Educar.

“Cicatrizes”, como foi posteriormente denominado, aborda o tema da violência doméstica contra a mulher e foi produzido com o objetivo de colocar o jovem no centro da construção do aprendizado. A ação faz parte da Academia de Férias que, além da produção do Curta, é composta por uma série de oficinas que ofertamos aos alunos da Academia Educar, todas com foco em aprendizagens para o mercado de trabalho.

Para dar início às atividades, os jovens, através de sugestões, trouxeram os temas que gostariam de trabalhar. “Nunca vem um tema fácil. Isso é a única certeza!”, brinca Raphael Siqueira, diretor do filme, designado para dirigir e ensinar a expertise dos filmes para os jovens neste projeto. “Sempre que recebemos o tema deles, já ficamos preocupados em saber “como vamos fazer”. Mas, daí retomamos o foco e lembramos que, na verdade, assim como o tema, a execução do trabalho vem deles. Ao final, o resultado é sempre muito bom, o que aumenta nossa confiança nos jovens a cada trabalho realizado”.

E assim foi feito! Durante 2 dias, os jovens se debruçaram com lápis e borracha na mão para construir o roteiro. Para contribuir com o resultado final, contamos com a participação do roteirista Sérgio Biscaldi, que ministrou uma palestra sobre como construir roteiros, e da psicóloga Patricia Filizola, integrante do CEAMO (Centro de Apoio à Mulher Operosa), que ofereceu uma palestra e tirou as principais dúvidas dos jovens a respeito do tema.

Roteiro na mão, todos partiram para a VideoBase, para conhecer a produtora e os núcleos de trabalho que compõem a construção de um curta metragem (direção geral, direção de fotografia, áudio, maquinaria, edição, maquiagem e montagem). Em cada um dos núcleos, os jovens foram recepcionados por um profissional que explicava mais sobre cada área. No fim das contas, ninguém ficou parado e todos os jovens foram para um dos departamentos para que a AÇÃO acontecesse.

Quer saber o que rolou nos bastidores dos 9 dias de “Luz, câmera, claquete, ação”? Confira o making of, acessando o linkhttps://www.youtube.com/watch?v=Yiz_sXFL5rc

SOBRE O CURTA NA EDUCAR
O Curta na Educar, começou em 2009 (na época, intitulado Curta & Aprenda) através de uma parceria com a VideoBase Filmes, uma conceituada produtora de vídeos de Campinas. Como trabalhamos com o protagonismo juvenil, o objetivo principal era oferecer conhecimentos do mundo audiovisual e desenvolver a prática da ação jovem, realizando a produção de um curta metragem.

Além do curta “Cicatrizes”, temos vídeos sobre temas como o consumo consciente da água, bullyng, gravidez na adolescência, perigos da internet, drogas, revolições (mudanças de fora para dentro) e preconceito. Todos os temas são pensados pelos jovens do projeto, que têm como objetivo levar o material para suas escolas e discutir os temas no dia a dia.

Para conhecer todos os vídeos, acesse o nosso canal do Youtube ou nossa página de vídeos no site da Educar.

+ VEJA AQUI O QUE MAIS ACONTECEU NA ACADEMIA DE FÉRIAS


Ver todos